sábado, 3 de novembro de 2007

Vereador Joca Brasilino pressiona a prefeita Flávia Galdino e consegue 'agradinho'

O vereador Joca Brasilino (PP) esteve separado politicamente da prefeita Flávia Galdino (foto), e não pensou duas vezes: usou a tribuna da Câmara Municipal e com provas documentais mostrou várias irregularidades na atual gestão. Durante quase três semanas, o vereador usava a tribuna para proferir discursos contra a gestão municipal, e dizia sempre que tinha muito mais denúncias contra o governo Flávia.
Mas, segundo A. Cabral, Joca Brasilino foi chamado pela prefeita e, depois de uma longa conversa, o seu discurso mudou. Pois será que ninguém esperava? E o povo começou a perguntar: só se consegue empregos se pressionar a prefeita? Pense num artista!

Queimadense derrota Cruzeiro por 2 a 1 e garante acesso no Paraibano 2008

A Queimadense conquistou, neste sábado à tarde, a primeira das duas vagas para a elite do futebol paraibano em 2008. Para concretizar, o time venceu o Cruzeiro de Itaporanga, por 2 a 1, pela 4ª rodada do triangular final do Campeonato Paraibano de Profissionais da 2ª Divisão. O jogo foi no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. A Sociedade Esportiva Queimadense (Sesq), fez a lição de casa e conquistou por antecipação uma das duas vagas para primeira divisão do Campeonato Paraibano de 2008, ao vencer o Cruzeiro de Itaporanga por 2 a 1, neste sábado, no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande.
Os gols do time de Queimadas foram marcados por Ranieri e Antônio Carlos, cabendo a Riquelson descontar para os cruzeirenses. Com o resultado, a Queimadense chegou aos cinco pontos ganhos e não pode mais ser alcançado pelo Cruzeiro, que soma apenas um e encerra a participação na quarta-feira, diante do CSP de João Pessoa, que tem quatro pontos, em Itaporanga. Para ficar com a outra vaga, o alviazulino precisará vencer o CSP de goleada e ainda torcer para a Queimadense bater o mesmo adversário, dia 11, na capital. Esse jogo, vai valer o título da Série B do Paraibano.
Jogando em casa com o apoio de torcida e ciente de que a vitória colocaria o time na primeira divisão, a Queimadense partiu com tudo para cima do Cruzeiro. E logo aos 5min, teve a primeira chance nos pés de Ítalo, que chutou para fora. Novamente o Carcará da Serra no ataque. Ítalo, novamente, desta vez obrigou o goleiro Carlos a fazer uma boa defesa, mandando para escanteio, aos 10min. A pressão do time da casa era evidente. Já o alviazulino de Itaporanga se segurava na tentativa de pegar o adversário nos contra-ataques. Aos 25min, a Queimadense deixou escapar mais chance para abrir o placar, agora com Ermínio. E de tanto insistir, a equipe de Queimadas chegou ao gol. Fabiano cobrou falta, Ranieri subiu mais que a zaga e, de cabeça, colocou para dentro das redes do Cruzeiro, aos 42min. Animado, o time de Quintino Barbosa poderia ter deixado o campo para o intervalo com um placar mais folgado, não fosse a falta de pontaria dos seus atacantes.
Para o segundo tempo, o Cruzeiro voltou com uma mudança: Douglas em lugar de Russo. Já na Queimadense, Quintino manteve a mesma formação. E quem se deu bem com a modificação foi o time visitante. Logo aos 5min, após cobrança de escanteio, a zaga falhou e Riquelson apareceu para empatar a partida. Mesmo com o gol sofrido, o Carcará não desanimou e teve uma grande chance de marcar o segundo, com Da Silva, aos 13min, isso após a entrada de Edson Barbosa em lugar do volante Roni, improvisado na lateral. No alviazulino, o técnico Washington Luis, trocou Naldo, machucado, por Preto. Mas necessitando dos três pontos, o tricolor queimandense continuava pressionando e perdeu outra grande chance aos 15min, novamente com Da Silva. Depois do lance, o meia foi substituído por Djailson.
O tempo ia passando e os dois times buscando o gol da vitória. Aos 33min, Edson Barbosa entrou sozinho e desperdiçou chance de marcar para a Queimadense. Outra chance do time local. Bola alçada na área cruzeirense, Antônio Carlos sobe e quase coloca pra dentro. E depois de muitas chances desperdiças, o Esquadrão queimadense finalmente marcou. Ermínio fez grande jogada dentro da área e foi derrubado por Preto. Pênalti, claro e indiscutível. Antônio Carlos, artilheiro do time da competição com 10 gols, cobrou bem e fez Queimadense 2 x 1 Cruzeiro, aos 37min. Depois disso, o técnico Quintino Barbosa tratou de segurar o placar, tirando Ranieri para entrada do também zagueiro Paulo, descansado. E a estratégia deu certo, pois o time soube administrar o jogo até o final e em seguida, foi só comemorar junto com a torcida a vaga antecipada para primeira divisão do Campeonato Paraibano de 2008.
Ficha Técnica
Queimadense: Alberto; Roni (Edson Barbosa), Kempes, Raniere (Paulo) e Fabiano; Gilmar, Antônio Carlos, Tácio e Da Silva (Djailson); Hermínio e Ítalo. Técnico: Quintino Barbosa
Cruzeiro: Carlos, Airton, Pipoca, Russo (Douglas) e Riquelson; Rogério, Naldo (Preto), Ione e Jamílson; Iran (Valmir) e Delany. Técnico: Washington Lobo
Árbitro – Alexandre Magno Assistentes – Ivanildo Oliveira e José Carlos Silva
Gols – Ranieri, aos 42min do 1º tempo; Riquelson (C), aos 5min, Antonio Carlos (Q), aos 37min do 2º tempo Cartão amarelo – Ranieri (Q), Riquelson (C)

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Reflexões de dois conceituados articulistas políticos sobre as declarações de ministro do STF em relação a renúncia de Ronaldo C. Lima

É muito oportuno e de valia incalculável as reflexões feitas hoje por dois dos mais conceituados articulistas políticos Arimatéia Souza (Jornal da Paraíba), na "paóquia local", e Reinaldo Azevedo (Revista Veja), na "diocese", sobre as declarações, precoupoantes, do ministro Joaquim Barbosa do STF em ralação à renúncia de Ronaldo Cunha Lima.
Primeiro as ponderações de Arimatéia Souza:
Incredulidade - Anteontem, fiquei surpreso com as declarações do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, diante da renúncia de Ronaldo, do mandato, fato que ensejou a remessa do processo a uma Vara Criminal de João Pessoa. Provocativa - A frase do ministro é terrivelmente descabida, precipitada e agressiva: “Espero que haja juízes corajosos e independentes na Paraíba para julgá-lo”. Exegese - É que cultivo um conceito clássico acerca do Judiciário: juiz só se manifesta nos autos. Silêncio - Confesso que aguardei uma pronta reação da Associação dos Magistrados da Paraíba. Descabido - Mas ponderei que a entidade talvez tenha optado por não tornar público um deslize do eminente ministro: o julgamento caberá a juízes não togados (leigos), via Tribunal do Júri Popular. Respaldo - Oportunamente, a presidência do Tribunal de Justiça balizou o assunto: “... por vedação expressa da Lei Orgânica da Magistratura Nacional, os juízes envolvidos no processo não podem se pronunciar sobre casos em tramitação.Mais “Dispõe seu Art. 36: “É vedado ao magistrado: [...] III - manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistrado”; Vertical - Adicionalmente, o presidente do TJ, desembargador Antonio de Pádua Montenegro, não se fez de rogado e, parafraseando o moleiro de Potsdam (um homem que luta contra o rei Frederico II, da Prússia), resumiu tudo numa só frase: “Como em Berlim, há Juízes na Paraíba”. Corte - Registre-se aqui uma opinião pacífica, que esta Coluna não perde de vista: a atitude de Ronaldo é censurável, para dizer o mínimo. Precedente - Mas eis que um dos colunistas da revista Veja, Reinaldo Azevedo, mergulhou no tema com a ótica distante dos olhos provinciais da Paraíba. Acompanhe a seguir trechos de suas reflexões sobre a inconveniente e temerária postura do ministro do STF.
Agora as ponderações de Reinaldo Azevedo:
Equívoco - “Que fique claro: o certo, mas não o legal, é que Ronaldo Cunha Lima tivesse sido julgado, no caso, como homem comum. Porque a tentativa de homicídio foi praticada pelo indivíduo, não pelo governador. E isso evidencia que foi protegido por um privilégio legal, sim, mas moralmente inaceitável. Mas o ministro Joaquim Barbosa encarregou-se de fazer outra besteira. Coerência - “Eu, cidadão comum, posso e devo deplorar que as leis permitam essas manobras. Mas precisaria estar movido por algum espírito mau, que não bebeu nas fontes da democracia, para criticar o sujeito que recorre ao que lhe faculta a lei com o intuito de se defender. Essa é a pedra de toque da democracia, do estado de direito, das sociedades civilizadas. E, se as leis são ruins, que sejam mudadas. Iniciativa - “Pois não é que Joaquim Barbosa, ministro do Supremo e relator do processo, convocou uma entrevista coletiva — isso mesmo! — para atacar o deputado (agora ex) por ter renunciado? Autodefesa - “Ronaldo usou de algum expediente que não lhe fosse legalmente facultado? O que Barbosa esperava? Que, diante de uma condenação muito provável o deputado falasse: ´É verdade: mereço ser punido! Não vou usar os instrumentos de que disponho para me defender. Entrego-me em holocausto´.
Gradação - “Um ministro do Supremo que critica um acusado porque ele recorreu às leis que há (boas ou más), acreditem, é coisa, à sua maneira, tão grave quanto um governador que dispara tiros contra um adversário. Gravidade - “Sou tentado a dizer que é mais grave, não pela fealdade do ato em si, mas pelo que traz de conseqüências. A Suprema Corte é, rigorosamente, a nossa última instância. Se um desses juízes busca a ribalta com essa sem-cerimônia e com uma tese tão ruim, sinal de que a crise é mais séria do que parece. Despreparo - “Joaquim Barbosa agiu como alguém que está despreparado para o cargo, lamento dizer. Precisa abandonar a ribalta e voltar a estudar. Até porque, meritíssimo, quanto mais um juiz aparece, pior é o jogo, acredite. Paralelo - “José Dirceu pode se mobilizar em favor da sua anistia porque as leis que há, na democracia brasileira, lhe facultam essa mobilização. E quem é contra há se mobilizar para que ela não seja dada. Ronaldo não pode ser obrigado a colaborar com a própria condenação. Porque isso é coisa de estado soviético. Se as leis que existem lhe permitem uma saída, é preciso mudar as leis que existem. Abominável - Nem mesmo alguém que tentou cometer assassinato, como Ronaldo, justifica que um membro do STF se comporte como um advogado inconformado de porta de cadeia. Indagação“Quantas vezes se viu um integrante da Supre Corte, nos EUA, a dar entrevista sobre um caso que ainda não julgou (ao menos formalmente), a esculhambar o réu, por mais bandido que ele seja?”
´Coquetel´ de impropriedades - Reinaldo Azevedo encerra o texto com reflexões desanimadoras e até melancólicas.
- “É tudo ruim. É tudo triste. É tudo melancólico. É tudo a cara de um país atrapalhado.
- O foro especial para crime comum é uma porcaria;
- A renúncia que impede a punição, garantida por lei, é uma porcaria;
- Um ministro do Supremo falando fora dos autos é uma porcaria;
- Um ministro que ataca alguém que usa a lei que há para se defender é uma porcaria.”
Publicado na edição de hoje do Jornal da Paraíba.

Exclusivo: STE mantém rejeição das contas e inegibilidade do secretário Djaci Brasileiro que não pode ser candidato em 2008

O ministro Caputo Bastos do Superior Tribunal Eleitoral, em decisão monocrática, negou no último dia 17, seguimento ao agravo de instrumento interposto pelo ex-deputado Djaci Brasileiro (foto), atual secretário estadual de Desenvolvimento Humano. Ele teve as contas de campanha, na eleição de deputado estadual, desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. Djaci Brasileiro recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), objetivando a reforma da decisão.
"Em que pese a pretensão de seguimento do apelo interposto contra a decisão regional que desaprovou as contas do agravante, assinalo que a atual jurisprudência deste Tribunal tem assentado não caber recurso especial contra decisão relativa à prestação de contas, por versar sobre matéria administrativa", afirmou o ministro Caputo Bastos, em decisão proferida.
Com essa decisão está sepultado a pretenção do ex-deputado e atual secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB) de sair candidato nas próximas eleições municipais. o secretário vinha acalentando a idéia de ser indicado cabeça de chapa do grupo do governador Cássio Cunha Lima em Itaporanga. Assim sendo, as alternativas do grupo ficam restritas aos nomes de José Silvino, Audiberg Alves e Will Rodrigues.

Caos em Olho D'Água: funcionários ocuparam ontem o prédio da Prefeitura Municipal

Vários servidores públicos municipais de Olho Dágua, ocuparam na tarde de ontem o prédio da Prefeitura Municipal para exigir o pagamento de salários atrasados. Segundo eles, o prefeito Júlio Lopes Cavalcanti (foto), insiste em não pagar os salários dos servidores municipais em dias.
Segundo informações do SINFEMP – Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Patos e região, cerca de 50 funcionários, os Agentes Comunitários de Saúde ainda não foram efetivados e estão com 5 meses de salários atrasados, de junho a outubro de 2007. Os garis contratados estão com 9 meses. Os professores efetivos com os meses de setembro e outubro. Os demais servidores com 4 meses. O PASEP foi sacado no Banco do Brasil, Agência de Piancó no mês de agosto e até o momento não foi efetuado o pagamento. Tem servidores que receberam apenas a metade de fevereiro, e o Prefeito não pagou maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro de 2007.
O Sindicato afirma que conseguiu duas liminares readmitindo as servidoras Maria de Fátima Batista Leite e Gezilda Cirilo de Carvalho, ambas demitidas injustamente pelo atual gestor. O Sindicato convocou uma manifestação, que ocorreu na noite de ontem no Município e deverá continuar neste dia de finados. Segundo o presidente do SINFEMP, José Gonçalves da Silva Filho, os principais responsáveis por essa situação são os vereadores que não fiscalizam o poder publico municipal, como também a justiça, que é muita lenta. " Para os vereadores, parece que não está acontecendo nada de anormal, porque eles estão com os salários em dias", disse.

Segurem-se: Querem transformar o Presidente Lula num Hugo Chaves

Ele já não é um simples político que chegou ao mais alto posto do Poder desta nação. Ele é, sem dúvida alguma, um mito brasileiro. Mas é preocupante o que se passa nos bastidores de Brasília. Estão querendo transformá-lo num modelo ruim, desatroso e prejudicial a essa mesma nação ... O presidente Lula jura que não quer, o PT assegura que não deseja. Mas já tramita pelos escaninhos da Câmara dos Deputados uma proposta de emenda que abre na Constituição uma janela para que o atual Presidente da República dispute a re-reeleição em 2010. Mais: faculta aos detentores de mandatos majoritários (presidente, governadores e prefeitos) a possibilidade de reeleições infinitas. Algo parecido ao que o congresso venezuelano proporcionou ao presidente Hugo Chaves.
Trata-se de uma emenda antiga, de 2000. Dormitava nos arquivos. Foi devolvida ao mundo das propostas vivas pelo presidente da Câmara, o petista Arlindo Chinaglia (SP). Deu-se a pedido do também petista Fernando Ferro (PT-PE). De autoria do ex-deputado paraibano Inaldo Leitão (PR-foto), a proposição permite ao presidente da República, prefeitos e governadores concorrerem a infinitas reeleições, desde que se licenciem do cargo seis meses antes da disputa. Na emenda, o deputado copiou o texto da Constituição que define ser permitida a “reeleição”, mas suprimiu a previsão de que a renovação do mandato só é possível na eleição ‘subseqüente’. Desta forma, ele entende que abriu a possibilidade para mandatos sucessivos.
Como o autor não foi reeleito, a PEC foi arquivada no início desta legislatura, mas voltou a tramitar em fevereiro com a iniciativa de Ferro. Os deputados Rita Camata e Valdemar Costa Neto (PR-SP) também solicitaram o desarquivamento da emenda, mas Chinaglia desconsiderou, pois já havia atendido ao petista. Assim como o deputado Devanir Ribeiro, Ferro também é próximo do presidente Lula. Devanir já disse que irá apresentar uma emenda constitucional no próximo mês sugerindo um referendo para que a população decida sobre o terceiro mandato, que seria realizado juntamente com as eleições municipais. A Folha apurou que a idéia é andar com as duas propostas paralelamente. Garantido o apoio popular, a PEC já estaria bem encaminhada e com a vantagem de não ter sido apresentada por um petista.

TJ-PB explica julgamento de Ronaldo Cunha Lima e desce a ripa em ministro do STF

Em nota oficial, divulgada no início da noite, o Tribunal de Justiça da Paraíba explicou que o julgamento do ex-deputado Ronaldo Cunha Lima (PSDB) voltará à primeira instância e os juizes envolvidos no processo não se pronunciarão sobre o caso em tramitação. Na nota, o TJ-PB rejeita as insinuações do ministro Joauim Barbosa (foto), que disse esperar ter na Paraíba "juízes corajosos e independentes".
Veja o que diz o TJ sobre o caso:
a) o referido processo, havendo perdido o foro privilegiado, deverá ser proximamente devolvido à Justiça da Paraíba;
b) por vedação expressa da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (LOMAN), os juízes envolvidos no processo não podem se pronunciar sobre casos em tramitação; dispõe seu Art. 36: "É vedado ao magistrado: [...] III - manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças, de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos e em obras técnicas ou no exercício do magistrado";
c) o caso está afeto à Justiça Comum, de primeiro grau ou instância, não se relacionando, diretamente, com o Tribunal de Justiça, Órgão de segundo grau;
d) ainda não se sabe, até o momento, quando o processo será remetido à Paraíba, sendo portanto impossível falar-se em prazos, pelo menos por enquanto;
e) quando Sua Excelência, o Ministro Joaquim Barbosa, do STF, pede o fim do instituto do foro privilegiado no País, ele o faz em seu nome pessoal; e quando diz esperar "que haja juízes corajosos e independentes, na Paraíba", para julgar o referido processo e o respectivo réu, isto em nada atinge a honorabilidade e a independência dos magistrados paraibanos, vez que são os juízes de nossa terra conhecidos por seu saber jurídico e por sua atuação livre, retilínea, honrosa e exemplar, cingindo-se apenas aos imperativos de sua consciência e entendimento;
f) não há nenhuma razão objetiva para retirar o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de suas inúmeras, urgentes e inadiáveis atividades diuturnas, à frente do Poder Judiciário, para prestar declarações, provavelmente desnecessárias e até inócuas, em torno dos itens acima. Mas, a este mesmo propósito, e para tranqüilizar o Ministro Joaquim Barbosa, o Desembargador-Presidente Antônio de Pádua Lima Montenegro, parafraseando o moleiro de Potsdam, resume tudo numa só frase: "Como em Berlim, há Juízes na Paraíba".

Tribunal de Contas da União condena ex-prefeito de Piancó a devolver mais de 200 mil

O Tribunal de Contas da União (TCU) Luiz Francisco de Vasconcelos, ex-prefeito de Piancó, ao pagamento R$ 236.318,61, por não prestar contas de valores repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os valores já estão atualizados.
Segundo o TCU a verba era destinada à manutenção e ao desenvolvimento do ensino fundamental nas escolas públicas. O ex-prefeito de Piancó ainda foi multado em R$ 3 mil e terá 15 dias para comprovar o recolhimento das dívidas aos cofres do Tesouro Nacional e do FNDE.
A cobrança judicial da dívida foi autorizada. Cabe recurso da decisão. Cópia da documentação foi encaminhada à Procuradoria Regional do Ministério Público Federal na Paraíba. O ministro Augusto Nardes foi o relator do processo.

Mais um auxiliar do prefeito Antônio Porcino é denunciado por atos de corrupção

Mais um auxiliar, Zenilton que é sub-secretário de Infra-estrutura, da atual gestão municipal de Itaporanga está sendo alvos de gravíssimas denúncias de corrupção. Mês o alvo foi Damião Alves (Bila), secretário de Administração. Vejamos abaixo o teor da denúncia anônima divulgada em panfletos pela cidade, esta semana.
Título da Nota postado no site do Bêco do Fuxico: Se é de dar ao Gato que tá fora ... damos ao Rato, que é de casa!
Mais uma denúncia sobre os assessores de Porcino, feita pela(s) mesma(s) pessoa(s) que fêz (fizeram) a anterior, embora desta vêz, com menos esmero.
Vejam o texto na integra:
JORNAL PASSANDO A LIMPOA VERDADE DEMORA MAIS APARECE
Vejamos hoje o desempenho do Sub-Secretário da Infra-Estrutura (O Ratinho):
• Para começar é casado com a sobrinha do prefeito. 0bs.: Quem falou que nepotismo não existe na Prefeitura Municipal de Itaporauga.
• É responsável pelo controle de todo maierial de construção adquirido pela prefeitura Municipal de ltaporanga - PB.

Em dois anos à frente deste setor construiu:
• Duas casas na ma Santo António nº. 361, uma no térreo e outra no primeiro andar.
• Duas casas na rua José Ferreira da Fonseca nº. 55, uma no térreo e outra no primeiro andar.
• Reformou sua outra casa na rua Professor Alencar.
• Devíou material para ajudar um Porcino a construir sua casa no loleamento Adailton Teixeira.
• Desviou material para também ajudar outro Porcino a Constiuir sua casa na ma Santo Antonio nº.178.
• Desviou material de construção do CAPS, para reformar a casa da tia de sua mulher na rua Bruno Rodrigues Pitas nº. 111.
• Praticamente construiu a casa de sua amiga na rua Coronel Joõo Severino nº. 19, inclusive usando funcionários da prefeitura. O mais incrível é quê existe funcionarios na secretaria para fazer serviços particulares de seu interesse.
• Em torno de 20% de todo material destinado a construção da caixa d'água no Alto das Neves, foi desviado para construção de suas quotro casas.
* Material de limpeza para uso doméstico em sua casa não é comprado, é sim, desviado da secretaria de Iníía-Estniíura.
• O combustível destinado ao abastecimento da moto da Prefeitura Municipal de Itaporanga, é desviado pela metade para o uso particular do Sub- Secretário em sua moto.
• Este artista que esta à frente deste setor e sempre fala as palavras PRUQUE, PRUMODE e PRUONDE, fez da Secretária de Infra-Estrutura uma CQHAB (Construções Habitacionais) particular.
• Através da Lei da Mordaça, pressiona os funcionários a não abrir a boca, sob a ameaça de demiti-los, ou seja. irem para a rua. Obs.: tem que rezar pela cartilha dele.
Na edição passada deixei de citar mais um fato do Secretario de Administração. Obs.: Pra não dizer que deixei de falar das flores, o secretario da Administração achando pouco os seus benefícios junto a Prefeitura Municipal de Itaporanga, ainda foi contemplado com um dos cinco QUIOSQUE construídos na praça de alimentação, os quais deveriam ser destinados aos comerciantes de Treileres existentes na avenida Gelúlio Vargas.
Gostaríamos de conhecer esta receita, quem ganha RS 600,00 (Seiscentos reais) por mês construir em 2 anos este patrimônio. Sabemos que economizando poderemos alcançar nosso objetivos, mais desta forma é suspeita, a dúvida fica ao critério dos leitores.Você que esta lendo isso tiro cópia e passe adiante, não deixe quebrar a corrente da verdade.
Aguarde a próxima edição.
****************************
Nota do Beco - Nós que fazemos o Beco do Fuxico, como diria o nosso amigo Derly: "Não temos nada com estas denúncias, apenas ajudamos divulgar". Nós, quando aqui denunciamos algo, procuramos nos certificar da veracidade do fato e primamos por conhecermos os termos usados em nossa escrita, jamais confundiriamos COHAB (COpanhia de HABitação) com Contruções Habitacionais - se bem que estes erros ás vezes são premeditados, exatamente para tentar esconder o autor da denuncia.
As Policias Civil e Federal e até o Ministério Público (que dizem que só tomam providência, quando provocados) estimulam a denúncia anônima. As denúncias são graves e cheias de detalhes, já está na hora de quem de direito: Câmara Municipal, Ministério Público, Receita Federal, o próprio denunciante ou os falados possíveis candidatos a prefeito, tomarem uma posição e levarem o caso adiante e fazer uma rigorosa investigação e que pague, aquele a quem for imputada a culpa.
Postado no site Bêco do Fuxico, que você pode acessar aí ao lado em sites recomendados.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Vereador Pacote faz várias denúncias contra o prefeito João Bosco, de Serra Grande

O vereador oposicionista Francisco Abílio de Sousa (Pacote) fez, através do Jornal Folha do Vale, várias denúncias contra o prefeito João Bosco Cavalcanti (foto), da cidade de Serra Grande. A primeira é com relação à agiotagem, já que, conforme ele, o prefeito usa dinheiro público para tomar dinheiro emprestado a agiotas das cidades de São José de Caiana, Bonito de Santa Fé, Sousa e outros municípios circunvizinhos. "O dinheiro que a prefeitura deve à agiotagem chega a 600 mil reais, e todo mês paga 10% desse valor só de juros", afirma.
A segunda denúncia tem relação com a primeira e diz respeito à aplicação dos recursos na cidade. "Eu já desafiei o prefeito a me mostrar uma obra de seu governo em troca da renúncia de meu mandato, mas o prefeito parece que gosta de mim que até agora ainda não fez nada", diz Pacote. Uma outra denúncia do vereador está relacionada à Secretaria de Ação Social.
"É que a secretária Maria de Fátima Dias esteve na Câmara, convocada por ofício, explicando como foram gastos 80 mil reias com pessoas carentes, mas os seus argumentos não me convenceram", comenta. Esses recursos, segundo o vereador, foram superfaturados: "A secretária disse que só o prefeito poderia explicar para onde foi parar esse dinheiro. Mas esses recursos foram superfaturados em compras feitas no Armazém Paraíba, em São José do Rio do Peixe", finalizou.

Muita confusão começa agora para saber quem será o suplente que assumirá mandato

Uma pequena confusão de nomes e de siglas se estabelece, logo abaixo da primeira suplência do deputado federal Ronaldo Cunha Lima (PSDB), que renunciou o seu mandato na Câmara Federal. É que depois do vereador campinense Walter Brito Neto vem Tarcísio Marcelo. Só que o ex-deputado estadual foi declarado inelegível pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Por isso, não poderia assumir o mandato.
Para chegar a Tarcísio Marcelo, o DEM teria que cassar o mandato de Walter Neto. O vereador, depois que deixou o DEM para se aliar ao prefeito Veneziano Vital do R&ego (PMDB), trocou de legenda duas vezes em 15 dias. Foi para o PSC e hoje está no PRB. O senador Efraim Morais já anunciou que o DEM vai impedir a posse de Walter Neto. Caso consiga, Tarcísio não poderiá assumir a cadeira na Câmara. Sobraria para o Major Sales (DEM).
O oficial da Polícia Militar, porém, está em vias de ser promovido na corporação ao posto de tenente coronel. Essa promoção poderia fazer com que Major Sales abrisse mão do mandato. Logo em seguida vem João Batista Viegas (PSDB), que teve pouco mais de 8 mil votos. Esse, sim poderia ser o suplente efetivo de Ronaldo. O vereador campinense Walter Brito Neto já afirmou que vai à Justiça para tentar garantir sua posse na Câmara Federal.

Ex-governador Ronaldo Cunha Lima renuncia mandato de deputado e diz que "como mero cidadão é que terei de ser tratado"

O deputado federal Ronaldo Cunha Lima entregou nesta quarta-feira, 31, à Secretaria Geral da Mesa da Câmara Federal carta onde pede renúncia do cargo. No documento, diz que a decisão é “irrevogável e irretratável” (veja íntegra abaixo). O documento, que o deputado chama de carta aberta ao povo da Paraíba, foi entregue ao deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que presidia a sessão plenária na Câmara dos Deputados esta tarde. Ronaldo Cunha Lima justifica na carta a decisão: "À Paraíba, a que dediquei toda a minha vida, entrego meu destino. A Paraíba me julgará, soberanamente, através de seu Tribunal do Júri". Mais adiante, o deputado reforça: "Como mero cidadão é que terei de ser tratado". E finaliza: "Ronaldo Cunha Lima, agora apenas brasileiro com muita esperança. E paraibano, com muito orgulho".
O deputado também pediu a leitura em plenário e comunicação da decisão à presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie. O STF havia marcado para a segunda-feira 5 julgamento do Caso Gulliver, onde Ronaldo Cunha Lima figura com réu acusado de atirar contra seu antecessor no Governo do Estado, Tarcísio Burity. A decisão já provocou repercussões junto ao Partido Democratas, já que o primeiro suplente é o vereador Walter Brito Neto, que deixou a legenda para se filiar ao PRB, partido aliado do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital.
Veja íntegra da carta:
Senhor Presidente:
Venho, através desta, formalizar minha renúncia definitiva e irretratável ao mandado de Deputado Federal pelo Estado da Paraíba. Quero, com esse gesto extremo, despir-me de quaisquer prerrogativas para assumir, apenas como cidadão, episódios particularmente dolorosos de um passado já remoto no tempo, mas ainda muito presente em minha vida e minha consciência, por seus desdobramentos de sofrimento e de dor. Não é a primeira vez que, no enfrentamento desse episódio, abro mão de prerrogativas. Ainda no Senado, eu o pedi formalmente e de público a todos os meus pares, ao defender o que para mim é princípio fundamental: a imunidade parlamentar deve cingir-se exclusivamente a fatos ligados ao exercício do mandato. Pedia para ser processado e julgado. Queria enfrentar o Júri Popular, sem quaisquer imunidades.
Serei julgado não por atos da função pública, mas por gestos de cidadão. Como mero cidadão é que terei de ser tratado. Por esses gestos já me penitenciei junto aos que fiz sofrer. Deus me permitiu receber do adversário de outras épocas o gesto de perdão, que nos permitiu estabelecer a paz entre dois corações e vencer as atribulações de duas histórias. A reconciliação muitas vezes desejada, sinceramente querida com toda a força de meu coração, e felizmente alcançada, não me tornou menos responsável por meus atos. O povo da Paraíba, em repetidas ocasiões, distinguiu, com clareza inequívoca, a dramaticidade de um gesto e a história de uma vida, entre o momento esparso e isolado de um minuto e a prática consolidada de uma existência. Mas até para me reconciliar comigo mesmo e com minha história devo enfrentar, diante de meu próprio povo, toda a dor dessa circunstância. À Paraíba, a que dediquei toda a minha vida, entrego meu destino.
A Paraíba me julgará, soberanamente, através de seu Tribunal do Júri. Agradeço aos paraibanos a confiança de mais um mandato, do qual me despeço com a proclamação explícita de homenagem à Justiça e ao Tribunal do Júri Popular. Em todas as tribunas que a vida me permitir, continuarei entoando meu mais profundo respeito ao Parlamento brasileiro e a minha mais profunda convicção de que a imunidade parlamentar, com todos os seus desdobramentos, deve resguardar exclusivamente atos relativos ao exercício do mandato.
Com os meus mais sinceros agradecimentos, e em sinal de coerência, Ronaldo Cunha Lima, agora apenas brasileiro com muita esperança. E paraibano, com muito orgulho.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

PSDB fará prévias para escolher candidatos no interior, e Djaci Brasileiro é o nome do partido em Itaporanga

O PSDB vai realizar prévias para escolher o próximo candidato a prefeito de João Pessoa, e nas principais cidades na Paraíba. O secretário-geral do PSDB na Paraíba, João Fernandes, disse que o objetivo é aproximar o partido da base (eleitor). Ele disse que as prévias podem fazer do PSDB um partido de massa.
“Para que ele se transforme nesse grande partido de massa, mais centrado na proposta da social democracia, ele tem que fazer isso mesmo: estabelecer uma linha direta com o povo, uma linha direta com os mais diversos segmentos da sociedade”, disse Fernandes. Os candidatos a prefeito do PSDB para as eleições de 2008 será escolhido por meio das prévias. Os eleitores serão os filiados do partido, que serão divididos em quatro zonas eleitorais.
Uma coisa chama atenção nessa articulação toda, é que o grupo do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) em muitas cidades do interior tem encontrado enormes dificuldades para escolher o candidato, entre os partidos alidos, com potencial para a disputa municipal. Tomem-se por exemplo aqui no nossa quintal interiorano onde em municípios como Itaporanga, Piancó, Conceição, entre outras, o grupo anda se engalfinando sem chegar num denominador comum para partir pro pleito vindouro.
Em Piancó, por exemplo é briga de cachorro grande entre o ex-prefeito Edvaldo Leite (PTB) e o empresário Sales Lima (DEM), que apesar de não serem tucanos caberá ao tucano-mor bater o martelo na escolha. O mesmo acontece em Conceição, entre o ex-vereador Nilson Lacerda e a atual vice-prefeita Nena Diniz, com uma vantagem pró-Nilson que é tucano. Já em Itaporanga o acirramento é entre o tucano Djaci Brasileiro (foto), secretário estadual, e os petebistas Will Rodrigues, ex-prefeito, e Audiberg Alves, atual vereador. Djaci trabalha numa constante dentro do Palácio da Redenção para ser o indicado e já anda pela cidade como escolhido, inclusive com data marcada para lançamento de seu nome, no fim de ano.
Um acessor seu disse ao Blog que tanto Will quanto Berguim sabem da imposição que o governador colocou para se escolher o candidato, através de uma pesquisa entre o eleitorado. E, segundo ele, que o próprio Cássio já teria em mãos números que dariam vantagem ao secretário restando a estes a indicação de vice.
Ou seja, o que o PSDB estadual vai promover daqui em diante é, nada mais nada menos, que uma confirmação dos nomes tucanos mais bem preparados eleitoralmente, embalados com a "massa" (os eleitores que é o que importa), para conquistarem o maior número de prefeitura no estado. É uma norma estabelecida pela Executiva Nacional do Partido. E nesse caso o secretário Djaci Brasileiro saiu na frentre, de Will e Berguim, ao escolher o partido do governador para comandar em Itaporanga.

Festa Vip em Itaporanga realizada sábado, 27, se consolida no calendário social local




A cidade de Itaporanga foi palco neste sábado, 27, do encontro da sociedade local e regional numa noite repleta de muito luxo, elegência e classe. Trata-se de mais uma edição da Festa Vip de Itaporanga, a quarta, com a entrega do Prêmio Personalidade do ano à quem foi destaque em suas respectivas áreas de atuação ou atividade profissional.
Muita gente bonita e chique passou pelos salões do Campestre Clube, onde foi realizado o evento, para celebrar o acontecimento.
Aqui (fotos) o Blog dá só uma palhinha dos momentos de descontração, que hove na terceira edição do evento. Que ver a edição 2007 é só acessar aí no lado direito no link Página Social ou Vips de Itaporanga, e veja quem estava mais elegante, quem se destacou mais, os vestidos e acessórios das madames, e muito mais.

domingo, 28 de outubro de 2007

Cruzeiro perde e praticamente dá adeus ao sonho de subir para Primeira Divisão


A equipe do Cruzeiro pode ter dado àdeus ao sonho de conseguir uma vaga para garantir passaporte e chegar a Primeira Divisão do Campeonato Paraibano de 2008. Em partida encerrada agora mesmo, com a vitória de 3 a 0 sobre o Cruzeiro de Itaporanga neste domingo, no estádio Evandro Lelis (Mangabeirão), em João Pessoa, o Centro Sportivo Paraibano - CSP praticamente garantiu presença na Primeira Divisão do Campeonato Paraibano de 2008.
Os gols do CSP foram marcados por Wellington, no primeiro tempo; Lúcio Curió e Esquerdinha, no segundo. Com este resultado, o time de João Pessoa lidera o Campeoanto Paraibano da Segunda Divisão, com quatro pontos ganhos, em dois jogos. A segunda colocação pertence à Queimadense, com dois pontos ganhos. O Cruzeiro tem apanas um ponto. A torcida do 'Azulão do Vale' já não tem mais confiança na conquista da vaga pelo time, apesar da contratação festejada do treinador Wasihngton Lobo.
No próximo domingo, Queimadense e Cruzeiro se enfrentam no estádio Presidente Vargas, em Campina Grande. Uma vitória do time de Queimadas será suficiente para o acesso à divisão de elite. O alviazulino de Itaporanga encerraria a participação com um ponto. Então, o jogo final entre CSP x Queimadense, dia 11, serviria para apontar o campeão da Série B.

Dona de casa acusa o prefeito Porcino de fraudar concurso público em Itaporanga

Em carta enviada à redação do Jornal Folha do Vale, no último dia 17, a dona de casa Auricélia Corsino Ribeiro faz denúncia de que houve fraude na segunda etapa do concurso público realizado pela prefeitura de Itaporanga para o preenchimento de cinco vagas destinadas ao cargo de Agente Comunitário de Saúde. Ela foi uma das 17 candidatas que se inscreveram e participaram do certame, e ficou na 11ª posição dos 16 classificados para a segunda etapa. "Eu nem questiono a minha reprovação, mas a aprovação da maioria dos que passou", afirma.
A dona de casa fundamenta sua denúncia no fato de que uma conhecida sua que trabalha como doméstica na casa que o prefeito Antônio Porcino (foto) tem alugada em Itaporanga, já que ele mora em São Paulo, ter sido uma das provas. "A menina que trabalha na casa do prefeito passou em quinto lugar na primeira etapa e na segunda etapa, em quarto. Até aí tudo bem", diz a denunciante. Mas Auricélia segue dezendo que "antes da segunda etapa a lista dos candidatos ao concurso estava na mesa do prefeito e o nome da menina que citei estava destacado entre os outros, ou seja, sublinhado e com o apelido dela escrito à frente", confirma.
A denunciante não revela na carta como soube dessa informação, e questiona a capacidade intelectual da funcionária de Porcino. "Essa menina só tem o primeiro grau supletivo, enquanto que outros candidatos têm 2º grau, muitos deles já prestaram vestibular, e ficaram nos últimos lugares", argumenta Auricélia, comentando que "só os candidatos do grupo do prefeito, os mais próximos, foram aprovados".
Enquanto isso, procurado o prefeito Antônio Porcino não quis comentar a denúncia. Já a Câmara Municipal continua agachada de juelhos sendo submissa ao prefeito, que faz dos vereadores o quem bem entende. Ou seja, o povo sempre leva banana desses políticos descompromissados e sem escrúpulos, que não respeita a população e, principalmente, o seu eleitorado que lhe confiara a missão de fiscalizar os atos da administração.
Caros vereadores ainda é tempo de vocês deixarem de lado a abandonarem esse papel ridículo que tens desempenhado na Câmara Municipal, respeitem o povo de nossa terra. Começem levando essa assunto para o plenário da Casa, chamem as partes e investiguem o que ocorreu neste caso. Olhem que no ano que vem a conta poderá ser cara para vocês pagarem mas garantimos que será um parzer para o eleitorado local darem um destino digno daquilo que merecem, que é a demissão do cargo que ocupam.
O povo aguenta até um certo ponto mas não pensem que ele é besta, e que pode mudar de idéia quando colocado na frente de dinheiro. Assim como acontece nas relações entre os ocupantes Executivo e Legislativo neste País. Há pessoas que diferentemente de certos políticos não vendem sua dignidade. É bom vocês irem pensando no caso e passando a mudar o comportamente e a atuação no Legislativpo local. Não subestimem a inteligência do eleitor!

População entusiasmada e agradecida com a atuação destemida do delegado Pedro Viana

A população de Itaporanga e de todo o Vale do Piancó não pára de destinar rasgados eleogios a atuação, conprovada in loco, do competente delegado Pedro Viana. O homem não deixa passar nada em branco, está desbaratando tudo que é tráfico de drogas, desmanche de carros, latrocínio e homicídios que antes eram frequentes nesse Sertão quente de meu Deus.
Drº Pedro Viana tem conseguido receber toda a admiração da população por ser uma pessoa educada, discreta, carismática e atenciosa com os anseios de quem necessita dos serviços da Secretaria de Segurança e Defesa Social do estado da Paraíba. A alta cúpula da pasta tem se impresionado bastante com a desenvoltura para a solução imediata dos casos que lhe são repassados. Uma eficiência que lhe renderá muito em breve o chamamento para fazer parte do grupo de delegados especiais da Secretaria.
Numa conversa que tivemos dias atrás com o Drº Gerson Barbosa, Chefe de Polícia Cívil do Estado, a coisa tende a caminhar nesse sentido devido os elogios que chegam constantemente na mesa do secretário Eitel Santiago. A secretaria está muito entusiasmada por conta da diminuição da criminalidade na região do Vale do Piancó, que é resultante da atuação firme, destemida e aguerrida do delegado Pedro Viana. Apesar das dificuldades enfrentadas diante da estrutura pouca lhe destinada, o que poderia ser melhorada com uma nova viatura para ficar a disposição do delegado só para começar. Mesmo assim Drº Pedro Viana dá conta do recado e garante paz, segurança e tranquilidade para a população local.
E olhe que ele está em Itaporanga apenas há poucos anos mas o suficiente para ter o apoio total da população para referendar o seu desenpenho. Só para variar semana passada foi desbarato mais um guang que fazia tráfico de drogas e que agora estão guardadinhos no xilindró.

Continua crescendo muito o sucesso do Forró Rabo de Cuia, a moçada conprovou e gostou


Desde a publicação do sucesso que está sendo o Forró Rabo de Cuia, o Blog não pára de receber mensagens e emails de conterrâneos e visitantes parabenizando, elogiando e querendo mais uma tasquinha do grupo. E como não poderia ser diferente devido a variedade e autenticidade a turma, ainda, arrasta por onde passa centenas de jovens por conta de outro atrativo: os integrantes da Cuia. Recebemos diversas mensagens mostrando que é uma euforia muito grande da rapaziada, principalmente da mulherada, durante as apresentações. Uma coisa fora do comum.
A performance dos rapazes é elogiada por todas as escalas sociais e de senso critico. Inclusive quem conhece a critica cultura afirma que o Rabo de Cuia é espectacular e agrada indiscutivelmente todas as faixas etárias. Taí uma boa pedida para quem quer ir se organizando naquela reunião de fim de ano. Nada melhor do que curtir o autêntico, legítimo e dançante Forró de cabra da peste.
E atendo aos pedidos tá aí mais uma tasquinha dos garotos do Rabo de Cuia. Guardem esse nome ... Que em um breve espaço de tempo os veremos nas telinhas da tv.