sábado, 22 de setembro de 2007

Elba Ramalho recebeu homenagem na Assembéia Legislativa da Paraíba










Foi Bastante concorrida a Sessão Solene de Outorga da Medalha e do Diploma Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, realizada no Plenário José Mariz, na tarde da última quarta-feira (19/09), que prestou justa homenagem a cantora Elba Ramalho pelos relevantes serviços dedicados à nossa Cultura.
Foi do deputado Ricardo Barbosa a iniciativa de resgatar o requerimento formulado em 1997 pelo ex-deputado Tota Agra (in memorian). A Sessão foi cercada de muita emoção. O discurso do dep. Ricardo Barbosa fez, entre outras coisas, citações a Elba Ramalho e o pai José Nunes de Sousa, contou a sua história desde os primórdios, aqui no Vale do Piancó mais precisamente na cidade de Conceição, perante os convidados. No momento da colocação da Medalha feita pela dep. Iraê Lucena e pelo dep. Dunga Junior e da entrega do Diploma feita pelo vice-governador José Lacerda, Elba Ramalho já estava no limite da emoção...Recebeu rosas e não conteve as lágrimas durante a execução da Ave Maria feita pelo coral da AL, sob regência de Socorro Estrela.
Por fim, no parlatório fez o seu discurso improvisado e finalizou, claro, puxando um coro junto com platéia e coral trazendo a beleza de sua voz e a força da mulher paraibana que nunca negou suas raízes aonde quer que vá. Elba Ramalho é mais que um rouxinol que levanta bandeiras em prol das causas dos menos favorecidos exercendo seu papel de atriz e cidadã.
Fotos: Imagem I (recebendo placa do vice-governador); Imagem II (recebendo medalha dos dep. Dunga Jr., Fabiano, João, Iraê e Ricardo); Imagem III (Elba e o Pai) e Imagem IV (familiares: Everaldo Ramlho, Everton Ramalho, Ari Rodrigues, João Nunes e Sérgio Maia).

Começou ontem Festa do Peixe em Coremas

Para promover a piscicultura do município, começou nesta sexta-feira (21) a Festa do Peixe de Coremas, com a expectativa de reunir cerca de 20 mil pessoas nos três dias de evento. A festa, que se realiza às margens do açude, oferece oportunidade de renda sustentável para mais de 2.500 pescadores que residem na região.
Além de movimentar a economia local a festa também traz em sua programação competição de canoagem, pesca artesanal, concurso de natação, concurso culinária, trabalhos em piscicultura, exposição de redes de pesca, repovoamento do açude com 100 mil alevinos e concurso da garota e garoto Mãe'dágua.
"A festa está chegando à sua terceira edição e dessa vez contamos com um diferencial. Na Exposição de Artigos e Produtos do Peixe, contaremos com stands onde os visitantes conhecerão os trabalhos desenvolvidos pelas associações, podendo degustar produtos derivados do peixe" disse Lúcio Wolmer, consultor do Sebrae e gestor do projeto. O evento é uma das ações do Sebrae com o apoio da Prefeitura de Coremas, Banco do Brasil, Empasa, Senar, Banco do Nordeste, Emater, Seap, Cooperativa dos Piscicultores e as Associações Rurais de Pacatonho, Mãe D`água, Capim Grosso, Barreiras, Torrões e Garrotes.
O 'Projeto de Aqüicultura do Município de Coremas', iniciado em 2005, promove capacitações com os pescadores da região como forma de extinguir a pesca predatória e está focado na criação de peixe tilápia em tanques-rede. Orçado em cerca de R$ 400 mil reais, o projeto baseia-se na criação de peixes em tanques-redes e atende a um grupo de 54 famílias das comunidades de Barreiras, Capim Grosso, Garrotes, Mãe DR17;água, Pacatonho e Torrões. Essas famílias hoje trabalham com a pesca artesanal, um dos pontos positivos do projeto, para as comunidades que até 2005 praticavam a pesca predatória.

Confusão à vista: Márcio Rodão quer entregar Creche, mantida pelo Governo do Estado em Itaporanga, ao prefeito Antônio Porcino

Já degustando a "carne" do novo esquema partidário em nível municipal mas sem querer soltar e deixar de chupar o "osso" do esquema estadual, a família do vereador Márcio Rodão (PMDB) promete muita confusão quanto ao destino que será dado à Creche do conjunto habitacinal onde mora. Vendo que sua mãe, Maria do Socorro, está prestes a ser exonerada da direção da Creche Comunitária "Promotora Edilma Leite Cavalcanti Olímpio" (foto), localizada no conjunto Chagas Soares, mantida pelo Governo do Estado, o vereador Márcio Rodão (PMDB), de volta pela terceira vez ao grupo do prefeito Antônio Porcino (PMDB), disse que não entregava tão facilmente a Creche ao Governo, sem que sua mãe continuasse à frente da direção.
Alegando que a entidade, construída pelo Banco Mundial em parceria com o Governo da Paraíba, pertence à Comunidade Chagas Soares, que tem como presidente uma cabo-eleitoral sua, o vereador ameaçou entregá-la ao Poder Público Municipal, caso sua mãe seja exonerada, e, claro, trocar todos os funcionários, que, ao contrário do vereador, se preocupam em prestar um bom serviço à comunidade e pensam nas 80 crianças atendidas lá, não querendo saber de quiprocó político nenhum.
Para tanto, o prefeito já andou fazendo uma visita no local e vendo quantos "cabos-eleitorias" poderá colocar para trabalhar na Creche e claro, ano que vem, retribuirem em votos nas eleições. É lastimável esse tipo de se fazer política. Como a Creche é da comunidade a própria era quem deveria ser a beneficiada e não ser usada para "barganhas políticas", sem escrúpulo nenhum. Com essa atitude o vereador demonstra enorme incapacidade e imaturidade em reconhecer diferenças distinções.
Sem dúvidas, é lamentável a atitude tomada pelo vereador que não pensa numa única coisa a não ser "barganhas e vantagens políticas", "empregos para dentro de casa" e "conchavos". Ou seja, a cara dos polítocos tradicionais de Itaporanga. Enquanto que a população que se vire como puder. Enquanto isso persistir a população será sempre a última prioridade. É por essa e outras que Itaporanga aprodece políticamente com uma casta de políticos que não têm um mínimo de respeito pela comunidade local nem pelo seu desenvolvimento, pensam única e exclusivamente no seus umbigos. Isso é uma vergonha!


sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Quinca Remígio troca PSDB pelo PTN

O vereador Quinca Remígio, o mais popular da cidade de Piancó, trocou o PSDB pelo PTN para disputar mais um mandato na Câmara Municipal de Piancó. Quinca é um dos parlamentares-mirins mais destacados naquele município e vem recebendo rasgados elogios de toda a população pela brilhante atuação desempenhada no Legislativo-Mirim local.
No início do mês, o vereador apresentou Projeto de Lei, como foi postado aqui no blog, em que reconhece a Rádio Comunitária Nativa FM, situada no bairro Belo Horizonte, como sendo de Utilidade Pública Municipal. A emissora completou um ano de existência recetemente. Esmaildo Pereira, diretor da emissora, ficou alegremente enaltecido com a honraria.
Para quem não sabe o vereador Quinca Remígio empresta seus dotes também a radiofonia, sendo bastante famoso no Vale do Piancó e interior paraibano por seu trabalho desenvolvido na Cidade FM de Piancó, em anos de profissão.

Nena Martins deixa Associados-PB e assina contrato com o Sistema Correio

A apresentadora de TV Nena Martins (na foto ao lado do prefeito Veneziano de CG) deixou os Associados-PB, onde apresentava programa na TV Borborema de Campina Grande, e assinou um contrato com o Sistema Correio de Comunicação. Ela vai comandar um programa de uma hora, no final de semana, na Rede Correio.Sat, destinado a divulgar as informações dos municípios, como já fazia na TV Borborema.
Há também um outro projeto impresso, destinado para a radialista, com o mesmo formato e público-alvo. Nena Martins, conhecidíssima em todo o estado, é natural da cidade de Conceição e já passou por diversos meios de comunicação à exemplo das emissoras de Rádio Educadora (em Conceição) e a Cidade FM (em Piancó), onde tudo começou.

A cidade de Tavares inicia hoje os festejos ao padroeiro São Miguel Arcanjo






Esta é a bela cidade de Tavares, lá na região de Princesa Isabel, melhor dizendo vizinha. A partir de hoje e por toda uma semana, a cidade estará em festa homenageando o seu padroeiro, São Miguel Arcanjo. Por estas ruas passarão milhares de pessoas. Ao redor das calçadas, barracas serão armadas para a venda de comidas típicas e bebidas. Haverá shows em praça pública e lá em cima, na igreja, serão realizadas as homenagens religiosas. A festa de São Miguel é uma das mais tradicionais do sertão e quem for vê-la com certeza gostará.
Temos muitas amizades e parentes naquele município e, sem dúvidas, vamos revê-los durante esta festa tradicionalíssima que conheci ainda criança. E claro vamos matar a saudade!

Dr. Fernando Ramalho será indicado vice na chapa Expedito Pereira em Bayeux

O médico Fernando Ramalho (último à direita na foto), natural de Diamante, será indicado candidato à viceprefeito na cidade de Bayeux na chapa do ex-prefeito Expedito Pereira (PSB). Para isso, já está com a Executiva Estadual do PTB, partido em que Dr. Fernando está filiado, o relatório da Comissão Eleitoral sobre a estratégia do partido para as eleições municipais de João Pessoa, no ano que vem. A Comissão é integrada pelo ex-presidente da Assembléia Legislativa, Gilvan Freire; pelo executivo e médico, Reginaldo Tavares; e pelo vereador pessoense Aritávora Santos (Tavinho). O relatório aponta para manutenção da aliança com o PSB e com a gestão do atual prefeito, Ricardo Coutinho.
Esse relatório será analisado pela Executiva Estadual do PTB. Ainda não tem data para a reunião que avaliará o documento. Em Bayeux, o PTB decidiu fechar um acordo prévio com o ex-prefeito Expedito Pereira, que filiou-se recentemente no PSB. O PTB reivindica a indicação de um candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Expedito. O nome seria o do médico Fernando Ramalho.
Na foto, Dr. Fernando Ramalho, que é o Coordenador do Programa Fome Zero na Paraíba, aparece ao lado do secretário Djaci Brasileiro, do Desenvolvimento Humano, numa Conferência Alimentar realizada no estado do Ceará.

PEC 333. de acordo com o Projeto, no Vale do Piancó em 3 cidades haverá aumento, em 7 diminuem e em 10 permanece o mesmo

Como postado ontem no blog o TSE confirmou o que o aumento do número de vereadores no Brasil, se aprovado pelos na Câmara dos Deputados, já vale para as eleições de 2008. Para isso está pronta, e à espera de votação na Câmara Federal, uma proposta de emenda à Constituição Federal que aumenta o número de vereadores em todo o país. Na região do Vale do Piancó, que compreende 20 municípios, em 10 cidades mantém-se o número mínimo, hoje, de 9 vereadores, não ocorrendo a elevação no número de vagas para suas respectivas Câmaras Municipais. Em 7 municípios haverá redução no número de vereadores passando de 9 para 7 vagas. E em 3 cidades, com maior densidade demográfica, haverá aumento no número de vereadores de 9 para 11 vagas nas suas respectivas Câmaras Municipais.
Essa matemática trata-se da Proposta de Emenda à Constituição nº 333/2004, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), estabelecendo nova composição e novos limites de gastos para as Câmaras Municipais, com o objetivo de corrigir distorções no número de vereadores. Segundo a PEC nº 333/2004 o número de vereadores passaria a ser de 57.034, ou seja, 5.159 vereadores a mais do que os 51.875 vereadores eleitos em 2004, conforme estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral e, 3.286 vereadores a menos em relação à eleição de 2000. Neste caso o número mínimo de vereadores seria de 7 cadeiras para municípios com população até 5 mil habitantes.
O blog publica, logo abaixo, o quadro que traz a quantidade de vagas atual nas Câmaras Municipais no Vale do Piancó e a que poderá ter com a aprovação da PEC 333/2004.
Municípios em que haverá aumento no números de vereadores, passando de 9 para 11 vagas:
Conceição, Coremas e Itaporanga.
Municípios em que o número de vereadores continua o mesmo, com 9 vagas:
Boa Ventura, Diamante, Ibiara, Igaracy, Nova Olinda, Olho D' Água, Piancó, Santan de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana.
Municípios em que ocorre diminuição no número de vereadores, passando de 9 para 7 vagas:
Aguiar, Catingueira, Curral Velho, Emas, Pedra Branca, Santa Inêz e Serra Grande.


Caminhão carregado de abacaxi capota na cidade de Ibiara esta madrugada

Um capotamento, na Zona Rural do município de Ibiara, foi registrado por volta das 02h30 desta madrugada na BR 361 na altura do Sítio Malhada. Quando um Caminhão F-1000 (foto), cor prata, placa HHK 9303, carregado de abacaxi, capotou. O motorista, José Antônio Tavares de Lima, 42 anos, casado, vinha da Cidade de Sapé-PB, chegou a cochilar no volante, capotando, deixando o mesmo gravemente ferido, sedo socorrido para um Hospital de Conceição. A Polícia Militar esteve no local do sinistro, tomando as medidas de praxe.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Demissão de Jornalista do Sistema Correio em Cajazeiras revolta categoria no estado

Jornalistas e radialistas da cidade de Cajazeiras divulgaram, nesta quinta-feira (20.09) nota de solidariedade ao ex-gerente da surcusal do Sistema de Correio de Comunicação naquele município. Ele foi demitido, segundo relatou, depois que se negou a "inventar" duas matérias que teriam o objetivo criticar setores do Governo do Estado. A primeira pauta seria sobre uma suposta falta de água no município de Santa Cruz. Segundo o repórter, essa falta de água não existia. A segunda matéria deveria contar o despejo da Delegacia de Polícia de Cajazeiras. Gilberto Lira garante que foi até à delegacia e constatou que também não havia nenum despejo em curso. Como teria se negado a redigir essas duas matérias acabou sendo demitido do cargo de gerente da surcusal. A nota de solidariedade, na íntegra, esta aí abaixo:
"À Paraíba os profissionais que fazem o jornalismo da cidade de Cajazeiras assistem indignados a retaliação promovida pelo Sistema Correio de Comunicação contra o jornalista Gilberto Lira, ex-gerente da sucursal daquela empresa na cidade, demitido sumariamente por ter sido, acima de tudo, um profissional comprometido com os interesses da comunidade cajazeirense sem se permitir mentir à população paraibana para agradar grupos políticos. Os fatos a seguir foram revelados nesta terça-feira, 18 de setembro: Pautado para apurar uma denúncia na cidade de Santa Cruz, a respeito da falta de abastecimento de água regular naquela comunidade, o jornalista Gilberto Lira constatou, “in loco”, que a denúncia não passaria de uma armação política contra o governo do Estado, até porque, a adutora da cidade fora recentemente entregue à população daquela cidade.
Ao passar a informação à direção do Programa Correio Debate que a denúncia não teria fundamento, o jornalista foi orientado a entrevistar alguns moradores devidamente escolhidos para mesmo assim denunciar a suposta falta de água na cidade, fato que foi imediatamente repudiado pelo profissional que afirmou que não iria se submeter a executar um embuste contra a boa fé das pessoas. Já na semana passada, o profissional já fora pressionado pelo Sistema Correio de Comunicação a produzir uma matéria sobre um suposto despejo da delegacia da cidade do prédio onde funciona. Ao chegar à residência da proprietária do prédio, ela declarou que não sabia de nada relativo à despejo, desconhecendo ainda a origem desta estória. Fato devidamente comunicado ao Sistema Correio. Nesta quarta-feira, 19, o jornalista Gilberto Lira foi demitido sumariamente da direção da sucursal local, provavelmente como represália ao fato de não concordar mentir à população paraibana e do sertão, especificamente.
O momento é de não apenas prestar solidariedade ao jornalista Gilberto Lira e à sua família, mas também de parabenizá-lo por sua postura íntegra, que orgulha todos os profissionais sérios da imprensa nacional". Cajazeiras, 19 de Setembro de 2007 - Delegacia Regional do Sindicato dos Radialistas da Paraíba.
Segue a relação dos jornalistas e radialistas que assinaram a nota de solidariedade:
Nilvan Ferreira do Nascimento - Rádio Alto Piranhas
Gilberto Lira Braga – Demitido do Correio e Arapuan FM
Fabiano Gomes da Silva – Rádio Alto Piranhas
Olivan Pereira (BIG BOY) – Difusora rádio Cajazeiras e correspondente do Sistema Correio
Marcos Rodrigues – Difusora Rádio Cajazeiras
J. França – Difusora Rádio Cajazeiras
Alberto Sousa – Difusora Rádio Cajazeiras
Francisco Cardoso (Chico Cardoso) – Rádio jornal de Sousa e Alto Piranhas de Cajazeiras
Everton Pereira – Rádio Oeste da Paraíba
Francisco Matias – Rádio Oeste da Paraíba e Presidente da ACI de Cajazeiras
Arnaldo Lima – Rádio Alto Piranhas Abrantes Junior – Rádio Cidade FM
Octávio Félix – PB notícias
Eduardo Gonçalves Maciel – Arapuan FM
Aluízio Lima – Difusora Rádio Cajazeiras
Geraldo Nascimento – Difusora Rádio Cajazeiras
Raimundo Soares – Difusora Rádio Cajazeiras
Wilson Lacerda Furtado – Difusora Rádio Cajazeiras
Moises Jose Batista – Jornal a União
Francisco Xavier - Rádio Alto Piranhas
José Ronildo – Gazeta do Alto Piranhas
George Sandro – Rádio Alto Piranhas
Alberto Dias – Rádio Alto Piranhas

Efraim Filho apoia projetos do CAEHH





O deputado federal Efraim Filho (foto) envou, hoje, ao blog uma nota em que enaltece os trabalhos desenvolvidos pelo Centro de Atividades Especiais Helena Holanda – CAEHH -, que apresentou o espetáculo “ALÉM DO HORIZONTE” no teatro Santa Rosa nos dias 17,18, e 19 de Setembro. O CAEHH é uma instituição de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 16 de outubro de 2000. Na missão de desenvolver potencialidades e melhorar a qualidade de vida atende a mais de 250 pessoas, entre elas, pessoas com deficiências e da terceira idade, desenvolvendo atividades e oferecendo a reabilitação.
O jovem deputado aproveita, ainda, o espaço do blog para Convidar todas as pessoas a abraçar este projeto de inclusão social, por ser de muita importância para o atendimento as pessoas com deficiência e da terceira idade. "Caro amigo Ricardo divulgue essa causa que é nobre e peça apoio junto aos seus leitores. Junte-se à nós!", pede Efraim Filho aos internautas que acessam o blog. A entidade, presidida por Helena Maria Duarte de Holanda, está localizada na Rua Bancário Francisco Mendes Sobreira, s/n - Conjunto Pedro Gondim, em João Pessoa. Telefone para contato – (83) 3244-5833/ 3225-4406.

"O PMDB foi o único partido que me convidou para filiar", disse o vereador Márcio Rodão

Ainda durante a entrevista na Correio AM, Cláuido Nepó perguntou ao vereador Márcio Rodão se ele iria mesmo se filiar ao PMDB. O parlamentar-mirim que ainda está filiado ao PSDC e que tem até o próximo dia 30, do corrente, para decidir seu futuro partidário. Instantes depois, não aguentando a pressão, Márcio confirmou sua ida para a sigla do prefeito Antõnio Porcino.
"Eu vou pro PMDB, agente (ele e o prefeito) já teve uma conversa antes e fiquei de dar uma resposta até o dia 30". disse. Apesar de ter ido pra convenção do partido, realizada domingo passado, e não ter assinado a ficha de filiação. Informações, porém, davam conta de que o acordo para ida do vereador às hostes peemedebistas seria em troca da saída do, também, vereador Lula da Farmácia, presidente do PSDC, da Secretaria de Saúde.
Márcio cupou Lula por sua saída do PSDC: "No PSDC não fico, por causa do presidente do partido que vem administrando a legenda em benefício próprio além de vir desempenhando o mal trabalho na secretaria de saúde", alegou. Em relação a escolha da nova legenda partidária, à qual assinará ficha, ele disse que "o PMDB foi o único partido que me convidou para ser seu filiado", justificou.

Djaci é alvo de críticas de Márcio Rodão

Numa manhã movimentada, politicamente, o vereador Márcio Rodão, ainda no PSDC, foi hoje ao programa "Correio Debate local", e em entrevista concedida à Cláucio Nepomuceno fez duras críticas aos secretários Djaci Brasileiro (foto), do Desenvolvimento Humano estadual, e Lula da Farmácia, da Saúde municipal. Além de anunciar que assina no próximo dia 30 ficha de filiação ao PMDB do prefeito Antõnio Porcino e voltar, pela terceira vez, a participar da sua base de sustentação na Câmara de Vereadores.
"Motivado" pelo fechamento há mais de quinze dias da Creche Estadual do conjunto Chagas Soares, dirigida pela sua mãe, o vereador Márcio alegou que a situação em que se encontrava se deve "a falta de dinheiro" e que queria, através da rádio, "deixar a público o que está acontecendo". Segundo o parlamentar-mirim, "depois que Djaci assumiu a secretária as coisas começaram a dar problema... o repasse mensal de dois mil reias começou a atrasar e o ex-deputado vem empurrando com a barriga", disse.
Márcio Rodrão ressaltou, ainda, que "na época de Armando Abílio (na pasta) não existia esses problemas e sobrava dinheiro. Depois com Isa Arrochelas (que substituiu Abílio) não sobrava dinheiro mas, também, não faltava". Neste instante, Cláudio Nepó perguntou se a situação se devia porque o secretário estaria querendo tirar a Mãe dele (Márcio) do cargo ou seria por dificuldade financeira mesmo. O vereador respondeu que poderia ser por "perseguição porque eu não votei nele (Djaci) pra deputado no ano passado".
No mesmo momento, o também vereador Herculano Pereira (PTB) ligou pro programa e disse que havia ligado pro secretário que garatira o funcionamento normal da referida creche já na próxima segunda. "O secretário Djaci me garantiu isso agora mesmo", disse Herculano. Na outra ponta da linha, a diretora da creche Bitinha, mãe de Márcio, ligou pra dizer que "a creche está fechada e eu estou devendo no comércio, estou sendo cobrada... ".
Sem perder o pique, o vereador voltou suas baterias para outro secretário, desta vez o da Pasta da Saúde municipal. "Ele (Lula da Farmácia) que faz uma má gestão vem administrando a secretaria em benefício próprio e só atende, quando se pede uma ambulância por exemplo, a quem votou nele. Do jeito que está não pode continuar. Ela bloqueou a ambulância e tem feito muita picuinha para destinar a mesma a serviço do povo", exclamou.

TSE confirma que aumento do número de vereadores pode valer para 2008. Itaporanga passaria de 9 para 11 ou até 13 cadeiras

No final da tarde desta quarta-feira, 19, o Tribunal Supeiro Eleitoral enviou resposta ao deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) sobre um pedido, formulado pelo parlamentar pernanbucano, quanto ao número de vereadores para as Câmaras Municipais do Brasil. Na resposta o TSE confirma que os efeitos da Proposta de Emenda à Constituição que aumenta o número de parlamentares poderão valer já para o pleito do ano que vem, dependendo apenas de sua aprovação dentro do prazo das eleições (que vai até junho de 2008).
No documento assinado pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio (foto), e pelo relator, ministro José Delgado, o órgão afirma que "a alteração do número de vereadores por emenda constitucional tem aplicação imediata, não se sujeitando ao prazo de um ano previsto no artigo 16 da Constituição Federal". O órgão afirma ainda que "esse dispositivo está dirigido à legislação eleitoral em si, ou seja, àquela baixada pela União no âmbito da competência que lhe é assegurada constitucionalmente". Entretanto, os ministros ressaltam que "a data-limite para a aplicação da emenda (...) para as próximas eleições municipais deve preceder o início do processo eleitoral, ou seja, o prazo final de realização das convenções partidárias".
Para alegrar mais ainda os postulantes à vereança em 2008, há um substitutivo na Câmara Federal que será apreciado podendo aumentar ainda mais o número de parlamentares por Câmaras Municipais. Caso esse dispositivo seja aprovado, algumas câmaras terão mais vereadores que o número existente antes da redução. Em Itaporanga, por exemplo, que deve voltar a ter 11 vereadores se esse dispositivo for aprovado o número de parlamentares sobe para 13. Essa decisão do TSE leva em conta que quando houve a redução, um dos argumentos era o de economia de recursos, o que não ocorreu. E o melhor é que esse aumento não acarretará mais gastos. Pelo contrário. Em alguns casos haverá, inclusive, redução dos gastos.

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Herculano prega maior consciência no povo e que o próximo gestor more na cidade

Em contato mantido com o blog, ontem a noite, o vereador Herculano Pereira (PTB) falou do seu desempenho na Câmara Municipal de Itaporanga e elencou alguns pontos que representam o momento positivo por que passa, após algumas "turbulências" nos dois primeiros anos de mandato. Ele disse que, por ser inciante e seguir "orientações" prejudiciais, nos dois primeiros anos de seu mandato teve alguns "contratempos políticos" mas que pôde recuperar-se à tempo e redirecionar positivamente a sua atuação parlamentar.
Herculano encarnou um verdadeiro espiríto guerreiro em defesa da comunidade, principalmente as camadas mais carentes da cidade e prega, há alguns meses, uma linha plena de independência política dos grupos políticos dominantes local. Ele defende veementemente que o povo de Itaporanga possa escolher um candidato que more na cidade, ao contrário do que acontece hoje, e que a população dê um basta aos políticos tradicionais.
"Precisamos de renovação e temos que começar pela escolha de um candidato, em 2008, que more realmente na cidade e lute pelo progresso local. Chega de votarmos nos políticos tradicionais que estão aí... A população e a cidade merece mais respeito, merece mais carinho, merece mais boa vontade de homens de bem que, realmente, querem contribuir com o seu desenvolvimento", falou.
Recentemente o vereador, que está no seu primeiro mandato, organizou, junto com entidades civil da cidade, uma grande luta, onde juntou uma multidão, em prol do melhoramento do abastecimento d' água em Itaporanga que está defasado. "Nós precisamos voltar nossa atenção para as necessidades do povo, que não tem à quem recorrer porque depois de eleitos a maioria dos políticos lhe voltam a cara. É por isso, que defendo uma maior consciência na hora de se escolher um representante confiável que deve lutar em prol de sua comunidade, em prol do desenvolvimento de sua terra, e isso é o que não estamos vendo nas atitudes dos chamados "chefes" políticos local", finalizou um revigorado Herculano Pereira.

Carlos Miguel anuncia pré-candidatura a vereador pelo PTN em Itaporanga

O estudante de Fisioterapia Carlos Miguel (foto) anunciou hoje que vai disputar um mandato de vereador em Itaporanga nas próximas eleições. Miguel, estundante do Unipê em João Pessoa, já reuniu sua família, tradicional na cidade, e recebeu carta branca para a empreitada. Ele será candidato à vereança pelo Partido Trabalhista Nacional.
Carlos Miguel acha que é chegada a hora de haver uma renovação política em Itaporanga e, por isso, colocará seu nome à disposição da população ano que vem. "Reuni minha família e acertamos que é melhor lançarmos uma candidatura a continuar votando em pessoas que não tem compromisso com a cidade, porque precisamos de homens sérios que cumpram os compromissos assumidos para o bem da população", disse. Ele fortalece a importância de se estar numa lengenda que condena as práticas políticas utilizadas por políticos ultrapassados.
"Conversei com o presidente do PTN, Ricardo Pereira, e obteve apoio total para construir a minha candidatura. E aceitei a empreitada porque pertenço a um partido de pessoas gabaritadas e respeitadas em Itaporanga, além da seriedade que sempre prezaram na hora de lutar pelo bem da cidade", afirmou.

Sérgio Modesto reafirma candidatura a prefeito de Itaporanga em 2008

Mesmo com atenções voltadas, no dia de hoje, para homenagens postumas ao monsenhor José Sinfrônio não deu para não se destinar um espaço, diante das insistências, para a área política. Em contato com o blog, o suplente de vereador Sérgio Modesto, presidente municipal do PP, reafirmou suas disposição de disputar a prefeitura de Itaporanga nas eleições do ano que vem e disse que o Partido Progressista está estruturado para tanto.
Sérgio Modesto (foto) disse que mantém a candidatura e irá pra eleição com força total como uma alternativa para a população que, segundo ele, "não deve ficar votando nessas figuras políticas que se revezam no Poder Local". De acordo com o prefeitável "a cidade terá uma alternativa viável de poder para construir uma nova página na história em busca de quem goste desta terra como ela merece e não para paralizá-la".
O pepista está realmente engajado na luta para disputar o Executivo Municipal, ano que vem, e pela sua disposição política ele vai, sem dúvidas, dar muito trabalho e dor de cabeça aos adversários em 2008.

Padre Zé: Itaporanga pára e homenagea hoje o seu filho mais querido e ilustre












































A cidade de Itaporanga amanheceu hoje acordada pelas badaladas dos sinos da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição anunciando o início das homenagens, que acontece durante o dia inteiro, em alusão ao monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho - Padre Zé - que completa extamente um ano de seu falecimento. Uma multidão subiu a serra do Cantinho, às 7h, para assistir a missa celebrada pelo Padre Deusimar aos pés da Estátua do Cristo Redentor, terceira maior do mundo e construída pelo monsenhor e onde ele está sepultado.
Às 10h já no colégio Diocesano Dom João da Mata, também construído pelo monsenhor, a população prestigiou o descerramento da bandeira do educandário que guardava simbolicamente uma placa e um busto, escultura feita em pedra sabão, em sua homenagem. A escultura foi encomendada, e doada, pelo empresário Chagas Leandro. Ao som da banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino, criada pelo monsenhor, a emoção tomou conta de alunos-professores e diretoria do educandário. Outro momento emociaonante foi a participação de Auricélia, filha da diretora Petronila, cantando uma linda canção em homenagem ao Padre Zé (Foi Deus Quem Fez Você).
Às 11h o professor Raimundo, vice-diretor do colégio, participou, na rádio Cidade FM de Piancó, de um programa especial em homenagem ao monsenhor. Lá o professor descreveu toda a história do pároco e teve participações de muitos filhos que moram fora de Itaporanga, muitos hoje doutores, relembrando os tempos em que viveram no colégio Diocesano. Ao meio-dia a população parou para escutar as badaladas simultânea dos sinos de todas as igrejas em Itaporanga. Logo mais às 13h haverá adoração no salão de entrada do educandário.
Uma Lei municipal aprovada no ano passado, logo após a morte do monsenhor, estabelece o dia 19 de setembro como feriado municipal na cidade. E assim, momentos iguais ao que aconteceu no dia de hoje será vividos pela população local nos próximos anos, como forma de prestar homenagem à memória daquele que foi o maior construtor desta cidade.
Fotos: Imagem I (Monsenhor José Sinfrônio - Padre Zé); Imagem II ( O editor, ex-aluno, com o Padre Zé e a diretora Petronila durante a entrega da medalha Epitácio Pessoa, concedida pela Assembléia Legistava da Paraíba, em 2005); Imagem III (Estátua do Cristo Redentor em Itaporanga); Imagem IV (Alunos, professores e diretores assistem missa aos pés da estátua); Imagem V (Petronila, Familiares do mosenhor e o empresário Chagas Leandro mais esposa Gorete); Imagem VI (Descerramento da Placa e do Busto do monsenhor); Imagem VII (Banda Filarmônica Cônego Manoel Firmino); Imagem VIII (Professores do Diocesano).

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Professores municipais cobram repasse do Fundeb na gestão Porcino em Itaporanga

Em resposta à atual administração Antônio Porcino (PMDB) professores da rede municipal de ensino em Itaporanga estão reclamando que o repasse do Fundeb não está sendo feito regularmente e que deverão acionar a justiça contra o Executivo Municipal. Sábado passado o secretário municipal de Educação, Geraldo Pedro, disse, no programa radiofônico da prefeitura, que os repasses estavam sendo feitos rigorosamente em dia como manda a Lei.
De acordo com o advogado do Sindicato dos Servidores em Educação do Município (Sintemi), Dr. Paulo César Conserva (foto), que rebateu a afirmação do secretário na Correio do Vale AM ontem, após três reuniões mantidas com o secretário de Educação Cobal, como é mais conhecido, e uma com o Procurador do Município Flamareon até o momento nada foi resolvido. "Já tivemos reuniões com os dois secretários onde ficou acertado que dentro de uma ou duas semanas o caso seria solucionado mas até agora, praticamente um mês depois, não tivemos respostas. E não teremos outra alternativa a não ser acionar a justiça. O sindicato solicita que os valores que todos os meses são depositados pelo Fundeb seja repassados para os professores, o que não está acontecendo", disse o advogado.
Durante sua fala, no programa radiofônico da prefeitura, o secretário Cobal em vez de resolver o caso e repassar os valores que os professores têm direito preferiu "humildemente" enaltecer a figura do prefeito e dizer que ele foi o único a lhe dar valor politicamente em Itaporanga. "Nunca fui nada em Itaporanga e Dr. Antônio Porcino hoje me fez um secretário municipal", disse orgulhoso como nunca se vira. Cobal passou quase a vida inteira apoiando o ex-deputado Djaci Brasileiro, que lhe deu privilégio durante esse tempo tanto na prefeitura (nas administrações Silvino e Kátia) quanto no Governo do Estado (gestão Maranhão), onde é servidor licenciado lotado na Escola Adalgisa Teódulo. Mas parece que ele esqueceu tudo em troca de uma secretaria. Nada como o tempo para refrescar a memória!

Vereadores Aluísio e Regis Campos trocam insultos em sessão na Câmara de Diamante

Um verdadeiro "arranca-rabo", entre os vereadores Aluísio (foto) e Reginaldo Campos, aconteceu na cidade de Diamante na última sessão da Câmara Municipal. Tudo começou quando Aluísio fez duras críticas à atual administração do prefeito Hércules Mangueira (PMDB), quanto a falta de obras no município.
Em defesa do atual gestor o vereador Regis Campos, como é mais conhecido, partiu pro contra-ataque desqualificando as denúncias de Aluísio e tecendo fortes ataques as administrações anteriores de Dr. Enani e Célio Mangueira, que fazem parte do grupo de Aluísio. Os insultos mútuos passaram do ponto e, por muito pouco, o acalorado debate não terminou em "luta-livre" entre ambos os parlamentares-mirins.
A sessão foi marcada, mesmo, pela explosiva troca de farpas e deram conotações de como será o acirramento política nas próximas eleições municipais. Onde o prefeito Hércules Mangueira (PMDB) concorrerá à reeleição e enfrentará, nas urnas, o ex-prefeito Dr. Odoniel Mangueira (PSDB), presidente municipal da legenda.

"Conceição ao mesmo tempo que me asfixia, eu sinto que é ali que está tudo" diz cantriz Elba Ramalho em relação a sua cidade natal


Em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira, concedida à imprensa paraibana, onde inicia turnê de lançamento de um CD e um DVD a cantriz paraibana Elba Ramalho (foto) contou sua trajetória musical, falou da fase de pré-produção do disco e ainda comentou o retorno à Paraíba, a superação a adversidades que passou em anos anteriores, que a fizeram considerar a possibilidade de não mais fazer shows em João Pessoa.
“Foi a minha opção para acalantar e ser acalantada. Eu sou reverenciada na Romênia, em Nova York, na Suíça, mas tenho uma dificuldade em ser aceita e reconhecida no Brasil. E a Paraíba é um motor da minha vida. Conceição [cidade natal da cantora], ao mesmo tempo que me asfixia, eu sinto que é ali que está tudo”, disse.
Ela descarta, entretanto, planos de voltar a morar no estado após aposentar-se. “Não sei. Quando criança, eu sonhava com o Rio de Janeiro. Eu via o Cristo Redentor de braços abertos e me dizendo ‘Vem! Vem!’. Daí eu chego em João Pessoa, vejo esse mar maravilhoso de Tambaú e me sinto em casa”, completou. No show que fará em João Pessoa, hoje e amanhã, Elba lançará o DVD “Raízes e Antenas” e o CD “Qual o assunto que mais lhe interessa?”, produzido por Lula, Yuri e Tostão Queiroga, da produtora Ramax, que aborda temas contemporâneos e bem próximos da realidade nordestina: fé, política, caos urbano, aquecimento global e violência, por exemplo. Os ingressos estão à venda aos preços de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (estudantes).


Ex-secretária de Porcino será anunciada candidata a vereadora pela oposição

O grupo oposicionista em Itaporanga começa a mostrar suas garras em direção às eleições municipais de 2008. Nos próximos dias será anunciado a candidatura ao cargo de vereadora da professora Maria Inêz Soares (foto), ex-secretária municipal de Educação da atual gestão Antônio Porcino (PMDB). Uma veredadeira baixa para o alcaide que verá a auxiliar mais competente que teve à disposição de sua administração ser candidata e reforço no esquema adversário, em 2008.
A professora Maria Inêz é uma das autoridades mais respeitadas, no estado, na área da Educação e que já exerceu o cargo de secretária municipal em admnistrações passadas, onde ganhou o carinho e a admiração dos servidores municipais da pasta. Segundo informações, Inêz será candidata pelo Partido Trabalhista Brasileiro, presidido no município pelo ex-prefeito Will Rodrigues, e terá o apoio das famílias Nitão e Pacatônio, tradicionais em Itaporanga.
Com a postulação de Inêz há uma forte tendência do suplente de vereador Jarilene Brito (PTB), que exerceu duas vezes o mandato, passar a apoiá-la. Jarilene obteve 355 votos nas últimas eleições de 2004. Inêz exerceu o cargo de secretária municipal de Educação até o mês de junho passado, do qual pediu renúncia por não concordar com os métodos usados pela equipe de Porcino. De acordo com informções, o atual ocupante da pasta Geraldo Pedro (Cobal) foi que fez sua "caveira", à quem ela tachou de "traidor".

Berguim diz que trio Will-Berguim-Djaci está unido e coeso para ganhar eleições de 2008


Em contato mantido com blog, na noite de ontem, o vereador Audiberg Alves (PTB), que está em João Pessoa há 10 dias, disse que o trio Djaci-Berguim-Will está muito sintonizado e unido em torno da construção de uma candidatura forte, e de consenso, para "disputar e ganhar as eleições municipais de 2008", falou.
Um dos prá-candidatos à prefeito pelo grupo da oposição em Itaporanga Audiberg retorna, da capital, na próxima sexta-feira em companhia do ex-prefeito Will Rodrigues, presidente do PTB local, para juntos com o secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB), do Desenvolvimento Humano, reunir todo o "starf" do grupo e definir algmas estratégias quanto às próximas eleições de 2008. Entre essas definições está o lançamento de lideranças como postulantes à Câmara Municipal em 2008, antes ligada ao prefeito Antônio Porcino (PMDB).
Sobre os "boatos" de que poderia deixar o PTB, o vereador afirmou que sua relação está ótima com o ex-prefeito Will Rodrigues e que é fiel ao grupo. "Se eu for escolhido (como candidato) estarei pronto para a guerra (eleições), caso não seja possível darei apoio ao nome indicado pelo grupo", disse. Todavia, deixa claro que a palavra final, sobre candidatura, será dada pelo governador Cássio Cunha Lima (PSDB). Na verdade o vereador Berguim, Djaci e Will (na foto com o senador Cícero Lucena) juntos formam a maior força política local que o atual prefeito não pensava em enfrentar, já que Porcino até hoje não disputou uma campanha sem estar atrelado à um deles.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima estão mais alinhados do que se imagina

Enquanto o senador José Maranhão (PMDB) passa o tempo reunindo deputados aliados na Assembléia Legislativa para desastibilizar o Governo do Estado, com a promessa de assumi-lo no mês que vem, o prefeito Ricardo Coutinho (PSB), de João Pessoa, e o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) parecem estar mais sintonizados do que nunca. Como mostraram semana passada, durante o desfile de 7 de setembro, onde pareciam aliados políticos de longa data.
Vale ressaltar que o dia de hoje, segunda-feira, foi muito movimento pelo PMDB e PSB, na capital, que estão em vias de separação. O presidente municipal dos socialistas, Edvaldo Rosas, durante a coletiva de apresentação do ex-prefeito Expedito Pereira, da cidade de Bayeux, disse que a aliança PMDB/PSB foi "encerrada na eleição de 2006". E completou afirmando que o provável vice na chapa de reeleição de Ricardo Coutinho poderá ser um aliado de Cássio Cunha Lima, filiado ao PTB. Na realidade o grupo Cunha Lima não brinca em serviço!
Agora, tá todo mundo querendo saber mesmo é o que o governador Cássio Cunha Lima tanto cochichou no ouvido de Ricardo Coutinho (foto), durante a solenidade. Sem dúvidas, uma pista é a cor (amarela) da camisa que o prefeito de João Pessoa estava usando.

Sílvio Pedroza será chamado a Polícia Federal sobre acusação de falsificação de documento

O presidente da Associação Paraibana de Imprensa convocou à sede da entidade um homem acusado de falsificar a carteira da instituição e da Federação Nacional dos Jornalistas. Para surpresa em Itaporanga, o homem acusado de falsificar a carteira da API e da FNJ é Sílvio Romero Pedroza Alvarenga. Funcionário público federal, lotado no INSS, Sílvio Pedroza, conhecidíssimo na "Rainha do Vale", disse a João Pinto, presidente da API, que comprou as duas carteiras a um jornalista profissional por R$ 340.
Sílvio Pedroza (foto), que será denunciado às autoridades policiais por falsificação de documentos, também vai ter que se explicar na Polícia Federal, já que a identidade profissional da Fenaj é um documento com validade em todo o território nacional. Ao que parece, Sílvio tem uma paixão explícita pelo jornalismo e se delatou de maneira ingênua ao perguntar a um famoso comunicador, em João Pessoa onde está residindo, se a carteira da Fenaj tinha validade. Ao receber a resposta afirmativa, ele disse que um colega de ambos tinha "conseguido" o documento para ele. Pressionado por João Pinto, O aspirante a jornalista disse ter provas e testemunhas da venda da carteira. A notícia caiu hoje como uma "bomba" na cidade!
Postado no site Parem as Maquinas: http://www.claudiacarvalho.blogspot.com/



Exclusivo: Lula da Farmácia e Zé Queiroz devem ser exonerados nos próximos dias

Uma reviravolta política, em fase de iniciação a partir do início da noite desta segunda-feira (17), irá sacudir o cenário político em Itaporanga. Agora mesmo, nesta noite, está havendo uma reunião de "emergência" na prefeitura municipal entre o prefeito Antônio Porcino (PMDB) e alguns vereadores com a finalidade do alcaide "sangrar na carne", ou não, para que o neopeemedebista Márcio Rodão possa, ainda não o fez, assinar a "bendita" ficha de filiação no Partido do Movimento Democrático Brasileiro. A operação consiste na exoneração sumária de dois atuais secretários municipais: Lula da Fármácia (foto), presidente do PSDC, e Zé Queiroz (PMDB).
Com exclusividade, o blog obteve informações de que a resistência de Márcio em assinar ficha no partido do prefeito deve-se ao fato dele ser "recompensado" com a saída de Lula da Farmácia da Secretária Municipal de Saúde. De acordo com a fonte, a permanência de Lula, que assumiu a secretaria em julho passado, não estaria agradando os demais parlamentares-mirins porque ele estaria utilizando o cargo para se beneficiar eleitoralmente sem dar o "reconhecimento" devido aos aliados do prefeito. "Quando pedimos uma ambulância para atender os pacientes ele (Lula da Farmácia) tem se recusado porque só tem direito que é eleitor dele. Portanto ele deve ser exonerado o mais rápido possível.", desabafa um vereador revelando que esta "operação" faz parte da "adesão" de Márcio Rodão.
Enquanto a saída de Zé Queiroz (PMDB) da pasta da Ouvidoria Municipal tem haver com o fato dele estar desagradando, no mesmo tom, a base aliada contrariando as orientações vindas do Executivo Municipal. Uma dessas pelejas foi publicado aqui no blog semana passada. Ou seja, em plena "ressaca" de convenção o prefeito dá sinais de que não degiriu, ainda, o churrasco que mandou servir ontem, domingo, para seus correligionários.
Em todo caso, a informação é de que a portaria de exoneração dos dois auxiliares já estaria pronta e que os mesmos não continuam sentados, onde estão, até o dia 15 de outubro. Amanhã tanto Lula da Farmácia quanto Zé Queiroz podem contestar essa informação, mas o que o método utilizado pelo alcaide com seus auxiliares nos mostra é que quando há uma exoneração a portaria já estava assinada dias antes. Quem não se lembra da vez de Inêz, ex-secretária de Educação, que anunciou saída no dia 15 de junho passado mas sua portaria já estava pronta desde o mês de maio. Então esperemos ver o que acontece até o mês que vem quanto a permanência de Lula e Zé Queiroz.

Porcino diz que não "sabe" se será candidato

Em entrevista concedida, hoje pela manhã, o prefeito Antônio Porcino (PMDB) disse que não pensa em candidatura à reeleição no momento e alega que a decisão só deve ser tomada lá pra o mês de maio, em diante. Com muita modéstia, o alcaide municipal não quer colocar o "carro na frente dos bois" e espera reunir o máximo de força política em torno da atual administração municipal.
Ele afirmou que a convenção do seu partido, realizada ontem, foi uma demonstração de união partidária e que o seu "exército vermelho" está se preparando para a campanha eleitoral do ano que vem. Disse que estava contente com afiliação de trinta novos peemedebistas, entre eles o vereador Márcio Rodão, que se acostam aos cerca de 400 já existente.
Nesta segunda-feira, o alcaide sancionou a Lei que obriga os donos de bares a fecharem seus estabelecimentos a parti da meia-noite, de segunda à sexta-feira, com trégua apenas aos sábdos e domingos. Na outra ponta teve aprovado, pela Câmara Municipal, a utilização de R$ 400 mil para reformar a Escola Modelo Municipal. Obra abandonada, ainda, na gestão da ex-prefeita Kátia Brasileiro (PSDB).

FNDE suspende financiamento da merenda escolar em três municípios do Vale do Piancó

Irregularidades na prestação de contas e nos conselhos de Alimentação Escolar levaram o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a suspender, a partir deste mês, o financiamento da merenda escolar em 162 municípios no País. A maior parte das prefeituras que teve o recurso cortado não cumpriu a determinação de, em 90 dias, renovar os mandatos dos conselhos de Alimentação Escolar, que fiscalizam a aplicação das verbas e enviam a prestação de contas para o Ministério da Educação. Com isso, nos 162 municípios em situação irregular, a alimentação dos estudantes no período de aula deve ficar prejudicada.
Dos 20 municípios em situação irregular na Paraíba, três estão no Vale do Piancó: Emas, São José de Caiana e Serra Grande. Os prefeitos José Willian Madruga, Gildivan Lopes e João Bosco Cavalcanti (foto), respectivamente, precisam urgentemente regularizar a situação junto ao FNDE. Os conselhos de Alimentação Escolar são formados por pelos menos sete representantes: um do poder executivo municipal, um da Câmara de Vereadores, dois representantes de professores, dois pais de alunos e um membro da sociedade civil. O mandato dos conselheiros é de dois anos.
De acordo com o FNDE, atualmente, o valor per capita repassado pela União para financiamento da merenda escolar é de R$ 0,22 por aluno de creches públicas e filantrópicas, de R$ 0,22 por estudante do ensino fundamental e da pré-escola. Os recursos destinam-se à compra de alimentos pelas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal e pelos municípios. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

Elba Ramalho será homenageada pela Assembléia Legislativa da Paraíba quarta-feira

A cantriz Elba Ramalho, filha ilustre do município de Conceição, será homenageada na próxima quatra-feira (19/09), à tarde, pela Assembléia Legislativa do Estado. A cantriz, internacionalmente fomosa, receberá, Sete anos depois, a Medalha Epitácio Pessoa atendendo propositura de autoria do saudoso deputado Tota Agra, do Partido Verde, apresentada e aprovada em 1997.
Elba Ramalho, cujo nome verdadeiro é Elba Maria Nunes Ramalho, irá receber a Medalha Epitácio Pessoa, a comenda mais representativa do Poder Legislativo, que é concedida às personalidades com relevantes serviços prestados ao Estado, o que é o caso de Elba. A sessão foi requerida pelo deputado Ricardo Barbosa (PSDB), uma vez que Tota Agra não é mais vivo, e será realizada às 17 horas desta Quarta-feira 19/09, no Plenário José Mariz.
A cantora paraibana Elba Ramalho faz duas apresentações em João Pessoa amanhã, 18, e depois, 19, no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rêgo. As apresentações marcam o lançamento do seu novo show e do seu novo CD e DVD. O show chama-se "Qual o assunto que mais lhe interessa?" e está presvisto para começar sempre ás 21h. Muitos filhos do Vale do Piancó, radicados em JP, não perderam a oportunidade de presenciar um verdadeiro show de MPB.

domingo, 16 de setembro de 2007

Maranhão, Veneziano e Nabor não aparecem e causa frustração em convenção do PMDB

A convenção do PMDB em Itaporanga, realizada neste domingo, teve muita gente, muita comida e bebida de dar na canela, mas não fez o efeito "esperado" pelo prefeito Antônio Porcino para abalar as estruturas do esquema oposicionista. As grandes atrações do evento o senador José Maranhão e os prefeitos Veneziano Vital (Campina Grande) e Nabor Wanderley (Patos) acabaram não dando as caras em Itaporanga e frustrando os correligionários presentes. A trupe peemedebista local teve que se contentar com as visitas, curtíssimas, dos deputados Gervásio Filho (estadual) e Wilson Santiago (federal).
Gervásio Filho em conversas com correligionários não poupou críticas ao governo estadual enquanto Santiago preferiu não discursar e foi para um hotel fazer um "verdadeiro" banquete, deixando a "piãozada" comendo o churrasco oferecido. Segundo informações, o deputado federal foi convidado exclusivo do vice-presidente municipal do PMDB, recém-eleito, Toinho da Loja, provável vice na chapa de reeleição de Antônio Porcino, e por isso teria preferido ir almoçar num hotel atendendo convite do comerciante.
Mas o que chamou mais atenção dos que estavam sentados numa mesa reservada ao líder da oposição na Assembléia Legislativa, Gervásio Maia, foi a saudação do vereador Zé Porcino, presidente da Câmara Municipal, em direção à Audinete Alves, irmão do vereador Audiberg Alves prefeitável pela oposição. "Gervásio esse (Audinete) é irmão do vereador Audiberg Alves futuro prefeito de Itaporanga", teria dito Zé Porcino no momento em que Audinete rebatia declarações de Gervásio Filho em relação ao governo estadual.
Na mesma hora os que estavam presente ligaram um sinal de alerta tentando decifrar o que quis dizer o presidente Zé Porcino sobre a candidatura de Aldiberg (PTB), em plena convenção do PMDB que tem Antônio Porcino como candidato à reeleição.

Porcino monta "rolo compressor" no PMDB para disputa proporcional em 2008

Durante a convenção do seu partido, ocorrida hoje, o prefeito Antônio Porcino anunciou a filiação nas hostes peemedebista dos vereadores Duvan Pereira, vindo do PTB, Joaquim Salviando, antes do DEM, e Zeca da Encarnação, que era do PP, ambos pertencente a base da situação. O outro parlamentar-mirim que foi anunciado pelo alcaide municipal foi Márcio Rodão que, segundo informações, assinará a ficha de filiação no decorrer desta semana.
Com a entrada desses quatro parlamentares a legenda se transforma num "rolo compressor" que tentará passar por cima das legendas adversárias para conquistar, no mínimo, cinco cadeiras na Câmara Municipal em 2008. O que seria viável numa, provável, coligação partidária com o PSDC do vereador Lula da Farmácia. Caso contrário, tem chances de fazer até quatro vereadores. Mas isso não quer dizer que o prefeito Antônio Porcino, no caso de fracasso em 2008, terá uma bancada fiel na Câmara. Pois, esses mesmos nomes, pelo que mostra a história política local de vinte anos atrás pra cá, jamais foram partidários, onde estiveram, mas sim são fiés seguidores do Poder da hora.
No entanto, o PMDB com a atual formação tendo nomes como: Zé Porcino, Duvan Pereira, Zeca da Encarnação, Joaquim Salviano, Zé Queiroz, Tonho de Bruno, Deda Viriato, Márcio Rodão, entre outros. Tem munição suficiente para eleger, pelo menos, quatro vereadores. Neste caso, os nomes mais aptos para conquistar as vagas são: Duvan Pereira, Zé Porcino, Manoel de Esperidião (apoiado por Joaquim Salviano) e Zé Queiroz. E numa provável coligação com o PSDC, faria o quinto, com Lula da Farmácia. Porém, isso poderia implicar no lançamento da candidatura do ex-vereador Dé Rodão, presidente do PPS, pelo esquema oposicionista. Eliminando a postulação à reeleição de Márcio Rodão, filho de Dé, que teria chances reduzidas concorrendo pelo PMDB podendo terminar numa segunda suplência, atrás de Zeca da Encarnação.

"Vô", "Num Vô"... Márcio entra calado e sai mudo de convenção do PMDB

Sendo anunciado, durante toda a semana, como a "adesão surpresa" na convenção do PMDB, ocorrida neste domingo, o vereador Márcio Rodão (foto), ainda no PSDC, entrou mudo e saiu calado na festa peemedebista depois de ser "procurado" por toda manhã, já que estava atrasado, pelo esquema governista. Márcio foi ao Atlântida Clube sentou na mesa, das autoridades partidárias, riu à bessa ao lado do, também, vereador Duvan Pereira, de quem não suportava, foi anunciado como filiado mas não assinou ficha nem disse uma palavrinha sequer. Nem pegou no microfone para elogiar a "organização da festa".
O livro de Ata da convenção inclusive está com o espaço reservado para a assinatura do jovem parlamentar-mirim, o que deve acontecer esta semana segundo Zé Porcino. A trupe que lotou as dependências do Atlântida não entendeu nada e está com um puga atrás da orelha, com a "adesão" do vereador Márcio Rodão haja vista que nem seu pai Dé Rodão, ex-vereador e mando de campo em casa, nem sua mãe Maria do Socorro, diretora de uma Creche Estadual, foram ao evento. Na verdade ninguém de sua casa o acompanhou nesta tão divulgada "adesão" ao prefeito Antônio Porcino. O que não significa dizer que sua família não esteja em "sintonia fina" com ele. Pelo contrário, o que não falta é "sintonia fina" em família.
Mas como em política tudo pode acontecer, inclusive nada, o caminho a ser seguido pelo vereador será sabido até o próximo dia 5 de outubro, prazo final da filiação partidária, e o que tiver de acontecer não será nenhuma supresa para a população. Agora o que será cobrado pela mesma população é a reação dos lideres da oposição (Will-Berguim e, principalmente, Djaci, por ser o secretário) quanto a decisão tomada pelo vereador se for em direção do afastamento do esquema do governo estadual.

Em crise Cruzeiro perde por 3 a 0 para o Paraíba treinado por Reginaldo Souza

E não deu outra. Com a crise que se abateu esta semana, interna e externamente, a equipe do Cruzeiro de Itaporanga não suportou a força do adversário e foi derrotado vergonhosamente no confronto, encerrado há pouco, contra o Paraíba da cidade de Cajazeiras que ganhou o jogo por 3 a 0. Além dos quatro desfalques, entre eles o artilheiro Edmundo, o Cruzeiro não aguentou o reforço do time adversário com a contratação do treinador Reginaldo Souza (foto), itaporanguense, e por ironia do destino Presidente da "Raposa do Sertão".
Como foi postado, esta semana, aqui no blog o Cruzeiro teve que administrar durante a semana os desfaques entre seus atletas e, ainda, a insatisfação dos torcedores e, parte, da diretoria com os rumos que estão sendo tomado pelo presidente interino Nosman Paulo. Desde a sua ascenção para dirigir a equipe, por imposição do prefeito Antônio Porcino, os torcedores ficaram receosos da ingerência política na equipe e que isso levasse o time a se desestruturar, como está acontecendo.
No jogo deste domingo o Paraíba marcou três gols com: Fredson, Joãozinho e Lanzinho. O técnico Reginaldo Souza, que foi preterido pelo Cruzeiro porque o prefeito não aceitou e a diretoria se curvou diante dele, montou uma equipe forte e colocou o Paraíba na liderança na primeira rodada da 2ª fase do Paraibano Série B, ao lado do CSP que ganhou do Santa Cruz. Já o Queimadense, que empatou com o Leonel, tem vaga garantida na final por ter conquistado a primeira fase da segundona.