Jornalistas e radialistas da cidade de Cajazeiras divulgaram, nesta quinta-feira (20.09) nota de solidariedade ao ex-gerente da surcusal do Sistema de Correio de Comunicação naquele município. Ele foi demitido, segundo relatou, depois que se negou a
"inventar" duas matérias que teriam o objetivo criticar setores do Governo do Estado. A primeira pauta seria sobre uma suposta falta de água no município de Santa Cruz. Segundo o repórter, essa falta de água não existia. A segunda matéria deveria contar o despejo da Delegacia de Polícia de Cajazeiras.
Gilberto Lira garante que foi até à delegacia e constatou que também não havia nenum despejo em curso. Como teria se negado a redigir essas duas matérias acabou sendo demitido do cargo de gerente da surcusal. A nota de solidariedade, na íntegra, esta aí abaixo:
"À Paraíba os profissionais que fazem o jornalismo da cidade de Cajazeiras assistem indignados a retaliação promovida pelo Sistema Correio de Comunicação contra o jornalista Gilberto Lira, ex-gerente da sucursal daquela empresa na cidade, demitido sumariamente por ter sido, acima de tudo, um profissional comprometido com os interesses da comunidade cajazeirense sem se permitir mentir à população paraibana para agradar grupos políticos. Os fatos a seguir foram revelados nesta terça-feira, 18 de setembro: Pautado para apurar uma denúncia na cidade de Santa Cruz, a respeito da falta de abastecimento de água regular naquela comunidade, o jornalista Gilberto Lira constatou, “in loco”, que a denúncia não passaria de uma armação política contra o governo do Estado, até porque, a adutora da cidade fora recentemente entregue à população daquela cidade.
Ao passar a informação à direção do Programa Correio Debate que a denúncia não teria fundamento, o jornalista foi orientado a entrevistar alguns moradores devidamente escolhidos para mesmo assim denunciar a suposta falta de água na cidade, fato que foi imediatamente repudiado pelo profissional que afirmou que não iria se submeter a executar um embuste contra a boa fé das pessoas. Já na semana passada, o profissional já fora pressionado pelo Sistema Correio de Comunicação a produzir uma matéria sobre um suposto despejo da delegacia da cidade do prédio onde funciona. Ao chegar à residência da proprietária do prédio, ela declarou que não sabia de nada relativo à despejo, desconhecendo ainda a origem desta estória. Fato devidamente comunicado ao Sistema Correio. Nesta quarta-feira, 19, o jornalista Gilberto Lira foi demitido sumariamente da direção da sucursal local, provavelmente como represália ao fato de não concordar mentir à população paraibana e do sertão, especificamente.
O momento é de não apenas prestar solidariedade ao jornalista Gilberto Lira e à sua família, mas também de parabenizá-lo por sua postura íntegra, que orgulha todos os profissionais sérios da imprensa nacional". Cajazeiras, 19 de Setembro de 2007 - Delegacia Regional do Sindicato dos Radialistas da Paraíba.
Segue a relação dos jornalistas e radialistas que assinaram a nota de solidariedade:
Nilvan Ferreira do Nascimento - Rádio Alto Piranhas
Gilberto Lira Braga – Demitido do Correio e Arapuan FM
Fabiano Gomes da Silva – Rádio Alto Piranhas
Olivan Pereira (BIG BOY) – Difusora rádio Cajazeiras e correspondente do Sistema Correio
Marcos Rodrigues – Difusora Rádio Cajazeiras
J. França – Difusora Rádio Cajazeiras
Alberto Sousa – Difusora Rádio Cajazeiras
Francisco Cardoso (Chico Cardoso) – Rádio jornal de Sousa e Alto Piranhas de Cajazeiras
Everton Pereira – Rádio Oeste da Paraíba
Francisco Matias – Rádio Oeste da Paraíba e Presidente da ACI de Cajazeiras
Arnaldo Lima – Rádio Alto Piranhas Abrantes Junior – Rádio Cidade FM
Octávio Félix – PB notícias
Eduardo Gonçalves Maciel – Arapuan FM
Aluízio Lima – Difusora Rádio Cajazeiras
Geraldo Nascimento – Difusora Rádio Cajazeiras
Raimundo Soares – Difusora Rádio Cajazeiras
Wilson Lacerda Furtado – Difusora Rádio Cajazeiras
Moises Jose Batista – Jornal a União
Francisco Xavier - Rádio Alto Piranhas
José Ronildo – Gazeta do Alto Piranhas
George Sandro – Rádio Alto Piranhas
Alberto Dias – Rádio Alto Piranhas