sábado, 25 de agosto de 2007

Djaci e Will na dianteira e Porcino só aparece em quarto

Na pesquisa realizada pelo Jornal Folha do Vale, semana passada, os números refletem um quadro de muita rejeição por parte da população em relação ao atual prefeito Antõnio Porcino (PMDB), que ainda não decidiu se disputará a reeleição nas eleições de 2008.
De acordo com os números o secretário estadual Djaci Brasileiro (PSDB), de Desenvolvimento Humano, obteve 33% das intenções de votos. Em segundo lugar aparece o nome do ex-prefeito Will Rodrigues (PTB), com 9% das intenções de voto. Na terceira colocação aparece o nome do atual vice-prefeito José Silvino (PSDB), com 8,5% das intenções. Só na quarta colocação surge o prefeito Antônio Porcino (PMDB), com 8% das intenções de votos. Já na quinta colocação aparece o nome do vereador Audiberg Alves (PTB), com 7,5% das intenções de votos.
O sexto colocado é o ex-vereador Toinho da Loja (PMDB) com 6,5% das intenções; em seguida surgiu o nome do empresário Divaldo Dantas (sem partido), com 5% dos votos. Depois dele vem o secretário municipal de turismo Nosman Paulo (PSL), com 4%. Em nono lugar na corrida sucessória ficou o advogado Neto Ferreira (PC do B), que obteve 3% das intenções de votos.
O vereador Joaquim Salviano (DEM) e o ex-prefeito Marleno Barros (PSB) obtiveram cada um 2% das intenções de votos. E na 12ª colocação aparece o nome do suplente de vereador Sérgio Modesto (PP), com 1% das intenções de votos.
Como se pode observar a disputa municipal de 2008 promete pegar fogo em Itaporanga.

Pesquisa mostra Oposição com 33% e Porcino com 8% em Itaporanga

Pesquisa divulgada semana passada pelo Jornal Folha do Vale, edição nº 120, mostra que a oposição obteve 33% das intenções de votos contra apenas 8% obtidos pelo prefeito Antônio Porcino, para as próximas eleições de 2008. A pesquisa ouviu 200 pessoas nos dias 11, 12 e 13 deste mês.
O número de pessoas entrevistadas que não quis responder o questionário totalizou 9,5%; e os que disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados alcançaram 17% das intenções.
Foram apresentados ao público ouvidos nomes de 12 possíveis candidatos à prefeitura de Itaporanga no ano que vem, que promete ser umas das mais disputadas de todos os tempos.

Não tem Sentido (por Antônio Bandeira - Jornalista DRT - 194)

O senador Zé Maranhão quer por fina força que seja criada uma Comissão de Transição, a fim de acompanhar a administração Cássio até que, segundo seu devaneio, o TSE lhe dê ganho de causa e ele tome posse sem contratempos. Acresce que Maranhão, quando Cássio venceu o primeiro mandato, não permitiu que Roberto Paulino, derrotado por Cássio, cumprisse o ritual da transição, num comportamento censurável sob todos os aspectos. Além do mais, deixou a descoberto muitas irregularidades, um débito de 900 mil reias, obras inacabadas e outras superfaturadas. Isso é o que se chama de telhado de cacos de vidro.

Convenção (por Antônio Bandeira - Jornalista)

Apesar de muita comida e bebidas várias para atrair o público, poucas pessoas compareceram à convenção do PSDB em Itaporanga, domingo passado no Atlântida Esporte Clube. O ex-deputado e atual secretário estadual de Ação Social, Djaci Brasileiro, e o ex-prefeito de Itaporanga e atual vice, José Silvino Sobrinho, são os novos filiados, egressos do PMDB. Temendo represálias do prefeito Antônio Porcino, nenhum eleitor de Djaci, no momento como funcionários da prefeitura, compareceu, mesmo porque no ambiente havia vários olheiros postados pelo prefeito. Quem fosse à Convenção seria demitido. Fizeram uso da palavra Djaci, Zé Silvino e o vereador Audiberg Alves, representando o ex-prefeito Will Rodrigues, todos com um discurso monótono e tímido. A diretora do Hospital Distrital, Wilka Rodrigues, filha de Will, também marcou presença. Quem levantou o ânimo do diminuto público foi o representante do PTN, Ricardo Pereira, que fez duras críticas ao prefeito Antônio Porcino, prometeu mais ataques na convenção de seus partido e nos palanques na campanha municipal do próximo ano, como candidato a vereador. Ricardo conclamou Djaci a uma união de forças para destronar Antônio Porcino da prefeitura no pleito vindouro.

Publicado na coluna BELVEDERE do Jornal Folha do Vale, de Itaporanga.

União das duas forças políticas após 16 anos

Em 1988 eles (os dois grupos) elegeram Will Rodrigues para prefeito. Dali em diante Will e Djaci passavam a disputar a prefeitura pelos próximos dezesseis anos.
Em 1992, o engenheiro José Silvino é eleito pelo grupo de Djaci derrotando o médico Joaquim Diniz, apoiado pelo então prefeito Will Rodrigues. Em 1994, Will é o mais votado em Itaporanga na eleição para deputado estadual, ganhando de Djaci que se reelegeu por dispor de uma grande base eleitoral no estado.
No ano de 1996 uma nova eleição acirrava os ânimos na disputa pela prefeitura local, saindo vencedora Kátia Brasileiro, esposa do deputado. Ela venceu nas urnas o já ex-prefeito Will Rodrigues. Já no ano 2000 Will retorna a prefeitura ao derrotar o ex-prefeito José Silvino. Nessa eleição o sindicalista Antônio Porcino é eleito vice-prefeito na chapa de Will.
Nas eleições passadas, de 2004, Porcino que havia rompido com o então prefeito Will Rodrigues, ainda no primeiro ano de governo, se alia ao grupo do deputado Djaci Brasileiro e consegue se eleger prefeito de Itaporanga. No próximo ano, nas eleições municipais de 2008, Will que se elegera tendo Porcino como vice e Djaci que elegeu Porcino prefeito, agora irão se unir para desfazer o que fizeram: destronar o sindicalista da prefeitura.

Secretário Djaci é eleito presidente do PSDB em Itaporanga

O PSDB de Itaporanga realizou sua convenção no domingo (19/08) com grande participação de militantes e correligionários do secretário estadual do Desenvolvimento Humano, Djaci Brasileiro, que foi eleito presidente do tucanato local. Tendo como vice-presidente o médico Gaudêncio Mendes de Sousa.
O evento, ocorrido no Atlântida Esporta Clube, contou com as presenças do engenheiro e ex-prefeito de Itaporanga José Silvino; da ex-prefeita de Itaporanga Kátia Brasileiro; da tabeliã pública Ivete Pinto; da diretora do Hospital Distrital de Itaporanga Wilka Rodrigues, que representava o seu pai e ex-prefeito de Itaporanga Will Rodrigues; do Presidente municipal do Partido Trabalhista Nacional, Ricardo Pereira; dos vereadores Audiberg Alves, Márcio Rodão e Herculano Pereira; do ex-vereador Francisco Saulo; entre outros.
Usaram da palavra o secretário Djaci Brasileiro, o ex-prefeito José Silvino, o vereador Audiberg Alves e o presidente do PTN, Ricardo Pereira. Em seu discurso Djaci disse que a partir daquele momento “não existia mais os grupos de Djaci e de Will, mas sim um único grupo político”. O vereador Aldiberg falou que “é muito importante a união desses dois grupos para o bem de Itaporanga”. Já Ricardo Pereira conclamou os dois grupos “para devolver a Itaporanga a dignidade e a auto-estima numa administração que respeite o servidor público e a população”, levantando a multidão.
Ao final dos discursos foi servida uma feijoada para os presentes que puderam presenciar a volta da união de dois grupos políticos que estavam em lados opostos desde as eleições de municipais de 1992.

Secretaria de Educação se Instala em Itaporanga

O Governo do Estado realizou nesta quinta-feira (23) em Itaporanga, na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Completo “Padre Diniz” o V Seminário Estadual de Formação (SEF) – Pensando, Sentindo e Fazendo a Escola. Mais de 1.500 professores participaram do seminário aberto às 9 horas pelo secretário estadual de Educação Neroaldo Pontes.
Em discussão no seminário, o Plano de Organização Pedagógica da Escola (POPE), visando avanços significativos na Rede Estadual de Educação constituída por 500 mil alunos, 22 mil professores e 1.200 escolas. O secretário Neroaldo Pontes assinou na abertura do evento o “Pacto pela Elevação da Qualidade da Educação Básica na Rede Estadual da Paraíba”, instrumento que institui análise diagnóstica e planejamento através de um conjunto de estratégias e garantias.
Neroaldo Pontes destacou para os 1.500 professores e professoras presentes em Itaporanga a importância que é o continuar a pensar, sentir e fazer a escola junto com todos os 22 mil professores e professoras da rede estadual. Na programação do seminário que terminou no final da tarde desta quinta-feira, além de debates com os educadores, estudantes de escolas estaduais de diversos municípios se revezam com apresentaram danças folclóricas.
O Governo Cássio Cunha Lima nos últimos cinco anos vem promovendo uma reforma estrutural da educação pública na Paraíba, com a aprovação do Plano Estadual de Educação, a implantação do Plano de Cargos, Carreira, e Remuneração do Magistério, o Concurso Público para Professores, o Seminário Estadual de Formação, a Expansão do Ensino Médio, a Alfabetização e o Ensino Regular de Jovens e Adultos, a Expansão da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, a Ampliação da Inclusão Digital, a Reforma e Ampliação de Escolas, dentre outras ações.
O seminário teve ainda a participação da secretária executiva da Educação, Maria América Castro, e da sub-secretária de Educação, Verônica Bezerra, além da participação dos prefeitos José Pinto Neto (Boa Ventura), Luis Alves Barbosa (Curral Velho), Antonio Bastos Sobrinho (Pedra Branca), e Francisco Umberto Pereira, de Santana de Mangueira. Alguns outros municípios enviaram representantes.
A 7ª Região de Ensino compreende os municípios de Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara,Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande, todos municípios do Vale do Piancó.
Renan Germano da Costa, membro do Comitê Pró-Transposição, aproveitou o seminário para convidar professores e prefeitos a se engajarem na campanha em defesa do projeto de transposição de águas do Rio São Francisco, que tem o apoio do Governo do Estado, da Famup e de organismos da sociedade civil. O secretário Neroaldo Pontes avaliou como de extrema valia o seminário de Itaporanga, com presença participativa dos professores e professoras.

Prêmio Referência Gestão Escolar

Cinco escolas de ensino fundamental sediadas no Vale do Piancó se destacaram com o melhor desempenho educacional em gestão escolar, durante o ano de 2006. São elas: Bernardino Bento (na cidade de Aguiar), Justina Emilia Crizanto (na cidade de Itaporanga), José Leite Neto (em Nova Olinda), Jacinta Chaves Paulo (em Itaporanga) e Carlos Luiz de Araújo (na cidade de Coremas).
Junto com outras cinco escolas, também classificadas, elas figuram entre as dez com melhor desempenho escolar no estado da Paraíba no Prêmio de Referência em Gestão Escolar – ano base de 2006, oferecido pela UNESCO. O anunciou das dez melhores foi feito semana passada pelo secretário estadual de educação, professor Neroaldo Pontes.