quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Arthur Cunha Lima diz que a itaporanguense Marlene Alves é "símbolo de ato heróico"

Uma Sessão Especial da Assembléia Legislativa, proposta pelo deputado Arthur Cunha Lima, foi realizada nesta quarta-feira, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba, em Bodocongó (Campina Grande), para comemorar os 20 anos de estadualização da Instituição. Políticos, professores, funcionários, estudantes e jornalistas prestigiaram a Sessão, presidida pelo deputado Arthur Cunha Lima, que contou, ainda, com a presença, na mesa diretora dos trabalhos, da magnífica reitora Marlene Alves (foto), natural de Itaporanga.
Arthur destacou nomes de personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da UEPB desde a sua criação e emocionou os presentes ao relembrar os anos de 2001 e 2002, quando algumas lideranças deflagraram greve de fome durante dez dias, em busca de melhores condições salariais. Ele prestou uma homenagem a reitora Marlene Alves, “símbolo daquele ato heróico”. O deputado registrou, também, o empenho e compromisso do governador Cássio Cunha Lima com a Universidade, que concedeu a Autonomia Financeira, em agosto de 2004, tornando a UEPB a “primeira universidade estadual do Nordeste e a terceira do Brasil a obter tal conquista”. Emocionada, a reitora Marlene Alves afirmou, em seu discurso, que a compreensão política e a capacidade de luta das lideranças da comunidade universitária que conduziram as verdadeiras batalhas pela salvação da URNe, processo que teve sua fase mais delicada entre os anos de 1981 e 1987, foram fatores decisivos para os frutos colhidos hoje.
Para a professora, os gestores da Universidade no período, notadamente o professor Sebastião Vieira, e o prefeito de Campina, à época o deputado Ronaldo Cunha Lima, e tantos outros que souberam juntar esforços, buscar convergências e superar adversidades no sentido de assegurar um bem maior para Campina Grande e toda a região, também tiveram participação importante nesse processo. “O que comemoramos hoje é muito mais que uma simples passagem de aniversário. Comemoramos, na verdade, uma construção feita por milhares de mãos e financiada por milhões de anônimos, cidadãs e cidadãos paraibanos que fazem de sua contribuição de impostos a sustentação desta Instituição”, disse ela.
A reitora traçou, ainda, um perfil da Universidade e das conquistas obtidas atualmente. A professora Marlene Alves foi agraciada com uma placa comemorativa dos 20 anos de estadualização, ofertada pela Assembléia Legislativa do Estado. Ao final, ela assinou convênio com o legislativo paraibano referente a participação da Universidade Estadual na TV Assembléia.

Nenhum comentário: