sábado, 10 de novembro de 2007

IBGE revela que maioria dos prefeitos não consegue se reeleger

Um estudo realizado pelo IBGE acerca das últimas eleições municipais mostrou que o eleitor brasileiro está cada vez mais optando pela mudança no Executivo. De acordo com as Pesquisas de Informações Básicas Municipais – MUNIC -, em 2001 40,9% dos prefeitos foram reeleitos, enquanto que em 2005 esse percentual caiu para 28,6%. Ou seja, 71,4% dos atuais gestores não estavam no exercício do mandato em 2004, caracterizando, portanto, uma renovação nos governos municipais.
As cidades onde mais se constatou a mudança de prefeito têm entre 10.001 e 20 mil habitantes (24,2% dos municípios brasileiros). Neste caso, veremos o que vai acontecer com a disputa pela reeleição de Flávia Galdino (foto) e Antônio Porcino que são prefeitos de Piancó e Itaporanga, respectivamente. Os dois gestores enfrentarão um das mais acirradas disputas pelo Poder local. Já as cidades que abrigam uma população de até 5 mil pessoas (28,1%) foram as que menos optaram pela renovação e reconduziram os chefes do Executivo.
Como cidades pequenas veremos o que nos agurda a campanha pela reeleição de Adjefferson Kléber (Santa Inêz), que disputará com o tio João Nildo; Umberto Pereira (Santana de Mangueira) não terá contratempos com o apoio do ex-prefeito Audeci Mangueira; Luiz Carnaúba (Curral Velho) travará uma acirrada guerra com o tio Felisberto - Betão, ex-prefeito, que terá como companheiro de chapa o Gato, derrotado por metade dos votos pelos dois (tio e sobrinho); Antônio Bastos (Em Pedra Branca) não terá problemas com o apoio do ex-prefeito Anchieta Nóia; Celino Farias (Em Igaracy) também não terá problemas; E do mesmo modo Aureni Lacerda (em Aguiar).

Nenhum comentário: