sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Sete prefeitos do Vale do Piancó "esquecem" de assinar termo de adesão e municípios podem perder recursos da Funasa

Dos quinze municípios da Paraíba que podem perder recursos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) porque os prefeitos não compareceram à direção estadual do órgão, em João Pessoa, para assinar a adesão ao programa que objetiva acabar com a doença de Chagas e reduzir a mortalidade infantil no Estado, sete estão no Vale do Piancó. O que é lamentação e demonstra uma triste realidade para nossa região. São eles: Aguiar, Conceição, Diamante, Ibiara, Nova Olinda, Piancó e Santana de Mangueira.
O termo de adesão que os prefeitos, destes municípios, deveriam já ter assiando trata-se do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Funasa. A denúncia foi feita, ontem, pelo coordenador estadual da Funasa, o ex-deputado estadual Tião Gomes. Ele divulgou a relação dos municípios que poderão perder os recursos por falta de interesse dos gestores. O coordenador da Funasa espera que os prefeitos compareçam ao órgão o mais rápido possível. Ao todo, segundo Tião Gomes, 62 municípios foram selecionados para o PAC da Funasa. Dos 62, pelo menos 15 ainda não aderiram ao programa.
Tião Gomes disse que os 62 municípios foram escolhidos tomando por base a alta incidência da doença de Chagas. Outros 12 também foram escolhidos para o PAC da Funasa com base na alta incidência da mortalidade infantil, totalizando 74 municípios contemplados.“O dinheiro está pronto para ser liberado e os prefeitos não comparecem à Funasa para assinar a adesão”, declarou Tião Gomes. Após a assinatura do termo de adesão os prefeitos precisam elaborar os projetos e encaminha-los à Funasa, para que os recursos possam ser liberados.
Os sete municípios com administrações "desleixadas", são governados pelos seguintes gestores: Aureni Lacerda (Aguiar), Alexandres Braga (Conceição), Hércules Mangueira (Diamante), Nailson Ramalho (Ibiara), Francisco Rosado (Nova Olinda), Flávia Galdino - foto (Piancó) e Umberto Pereira (Santana de Mangueira).
Vamos minha gente, ainda é tempo. Tenham pelo menos um pingo de responsabilidade com o povo de suas cidades. Olhe que o povo pode dar-lhes o troco no ano que vem!

Nenhum comentário: